Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40007| Title: | AVS (Aprenda a Ver Sentindo): tecnologia de sensores e vibração para ajudar na mobilidade de pessoas com deficiência visual utilizando ESP32 e comunicação IoT |
| Other Titles: | AVS (Learn to See by Feeling): sensor and vibration technology to aid mobility for visually impaired people using ESP32 and IoT communication. |
| Authors: | COSTA, Beatriz Michele da AVEIRO, Bruno Souza SILVA, Fernanda Cacioli da |
| Advisor: | COSEQUI, Sérgio Tadao |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Internet das coisas;Acessibilidade ao meio físico |
| Issue Date: | 3-Dec-2025 |
| Publisher: | 098 |
| Citation: | COSTA, Beatriz Michele da; AVEIRO, Bruno Souza; SILVA, Fernanda Cacioli da. AVS (Aprenda a Ver Sentindo): tecnologia de sensores e vibração para ajudar na mobilidade de pessoas com deficiência visual utilizando ESP32 e comunicação IoT. 2025. 14 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Eletrônica) - Etec Philadelpho Gouvêa Netto, São José do Rio Preto, 2025. |
| Abstract: | Nosso projeto consiste em ajudar deficientes visuais utilizando uma tecnologia de
sensores e feedback tátil (ou seja, vibração), para informar a presença de objetos e até
pessoas próximas. Terá como objetivo proporcionar uma segurança ao usuário,
permitindo que ele ande com mais facilidade e calma em lugares públicos. Our project consists of helping visually impaired people using a technology of sensors and tactile feedback (i.e., vibration) to inform them of the presence of objects and even people nearby. Its objective will be to provide safety to the user, allowing them to walk more easily and calmly in public places. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/40007 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| eletronica_2025_2_beatrizmicheledacosta.pdf Restricted Access | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.