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dc.contributor.advisorCARVALHO, Hilária Maria Martins de-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda de Abreu dos Reis-
dc.contributor.authorFERREIRA, Ana Maria-
dc.contributor.authorMARQUES, Flávia Regina dos Santos Ribeiro-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Gleice Kely do Carmo-
dc.contributor.authorPEREIRA, Lavínia Tainara Lima-
dc.contributor.authorJESUINO, Maria Eduarda Matias-
dc.date.accessioned2025-12-12T13:57:06Z-
dc.date.available2025-12-12T13:57:06Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda de Abreu dos Reis, FERREIRA, Ana Maria, MARQUES, Flávia Regina dos Santos Ribeiro, RODRIGUES, Gleice Kely do Carmo, PEREIRA, Lavínia Tainara Lima, JESUÍNO, Maria Eduarda Matias. Seletividade alimentar no transtorno espectro autista (TEA), 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Nutrição e Dietética)-ETEC Prof. José Sant'Ana de Castro de Cruzeiro, Cruzeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39590-
dc.description.abstractO trabalho aborda a seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), comportamento caracterizado pela aceitação restrita de determinados alimentos e recusa de outros, influenciado por fatores sensoriais, motores e comportamentais. O estudo teve como objetivo identificar os tipos mais comuns de seletividade alimentar e analisar as estratégias utilizadas pelos responsáveis para melhorar a aceitação e o estado nutricional dessas crianças. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e de um questionário online aplicado a 21 pais e responsáveis por crianças diagnosticadas com TEA. Os resultados indicaram que a maioria apresenta resistência a novos alimentos devido à hipersensibilidade a texturas, cheiros e cores. As estratégias mais eficazes envolveram a criação de rotinas estruturadas, o uso de reforço positivo, a exposição gradual a novos alimentos e o acompanhamento multiprofissional. O estudo demonstra a importância de compreender a seletividade alimentar como um processo multifatorial que requer acolhimento, paciência e intervenção especializada para promover uma alimentação equilibrada e melhor qualidade de vida às crianças com TEA e suas famílias.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses food selectivity in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), a behavior characterized by the restricted acceptance of certain foods and the refusal of others, influenced by sensory, motor, and behavioral factors. The objective was to identify the most common types of food selectivity and to analyze the strategies used by caregivers to improve food acceptance and nutritional status. The research was carried out through a bibliographic review and an online questionnaire applied to 21 parents and caregivers of children diagnosed with ASD. The results showed that most children present resistance to new foods due to hypersensitivity to textures, smells, and colors. The most effective strategies included the creation of structured routines, the use of positive reinforcement, gradual exposure to new foods, and multidisciplinary support. The study highlights the importance of understanding food selectivity as a multifactorial process that requires care, patience, and specialized intervention to promote a balanced diet and a better quality of life for children with ASD and their families.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher077pt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectAlimentação infantilpt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleSeletividade alimentar no transtorno espectro autista (TEA)pt_BR
dc.title.alternativeSelective eating in autism spectrum disorderpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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