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Title: Inteligência emocional nas organizações
Other Titles: Emotional intelligence in organizations
Authors: SANTOS, David Rodrigo Vieira dos
FONSECA, Guilherme Temoteo
Advisor: GARBERO, Reydner Furtado
Other contributor: AMORIM, Daniela Dal Fabbro
MARTINS JÚNIOR, Alberto
type of document: Monografia
Keywords: Inteligência emocional
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: 004
Citation: SANTOS, David Rodrigo Vieira dos, FONSECA, Guilherme Temoteo. Inteligência emocional nas organizações, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019
Abstract: O presente projeto viabiliza o estudo, aprofundamento, pesquisa e levantamento de dados sobre um tema de grande relevância dentro e fora dos ambientes organizacionais, a Inteligência Emocional. O tema Inteligência emocional nas organizações viabiliza levantar informações nos aspectos que englobam as emoções individuas e sociais das pessoas dentro dos ambientes de trabalho. Sabe-se que dentro das organizações, o recurso humano é basicamente o elemento mais importante e de fato é de comum acordo afirmar que as pessoas são formadas de emoções e o comportamento humano é consequência do gerenciamento de sentimentos. A utilização da Inteligência Emocional dentro das organizações, viabiliza desenvolver questões de gerenciamento emocional individual e coletivo dentro do ambiente de trabalho, para que tanto o colaborador quanto a empresa obtenham a capacidade de ter mútuos benefícios, quando ambos possuem um bom sistema de gerenciamento humano, ou seja, quando a empresa oferece ao colaborador a capacidade e a facilidade de desenvolver Inteligência Emocional. No entanto, mesmo com diversos potenciais benefícios que o gerenciamento de emoções pode resultar, a Inteligência Emocional dentro das organizações não é um conceito que possui a atenção que deveria, sendo considerada menos importante do que outros elementos que constituem as empresas, como: questões financeiras, foco em processos e tarefas, cumprimento de metas, entre outros fatores que fazem parte da rotina organizacional. Sabe-se conceito de Inteligência Emocional é de fato complexo, envolve questões relacionados a emoção ao qual são elementos singulares propriamente individuais para cada pessoa, onde não existe um padrão estabelecido e diverge entre todas os indivíduos. Para a estruturação do projeto, o grupo dividiu o trabalho em etapas, cada uma com uma abordagem e um propósito individual. Inicialmente é levantado aspectos de base da pesquisa, que são: problema, justificativa, objetivo e metodologia. Em sequência, será apresentado o levantamento teórico, onde é levantado informações que acercam o tema de autores que possuem autonomia na temática desenvolvida pelo grupo, trazendo informações importantes sobre Inteligência Emocional, Liderança, Gestão de Equipes, Motivação, Processos de Mudanças Organizacionais e assuntos correlacionados. Logo após, para que seja feita a confrontação com o conteúdo teórico com a vivencia na prática será aplicado a pesquisa de campo, que será ferramenta chave para comprovar a relação do tema e a situação problema abordado pela equipe com o que realmente acontece com o mundo organizacional real. Por fim, será apresentada a conclusão, que revela a falta do uso da Inteligência Emocional nas empresas atuais e de como isso pode influenciar negativamente os resultados tantos de caráter individual como pessoa e colaborador quanto de caráter coletivo como empresa e ambiente organizacional e de como os aspectos da Inteligência emocional pode gerar resultados surpreendentes quando bem aprofundados e aplicados.
This project enables the study, deepening, research and data collection on a topic of great relevance inside and outside the organizational environments, Emotional Intelligence. The theme Emotional intelligence in organizations makes it possible to gather information on aspects that encompass the individual and social emotions of people within the workplace. It is well known that within organizations, human resources are basically the most important element and in fact it is commonly agreed that people are made up of emotions and human behavior is a consequence of feeling management. Using Emotional Intelligence within organizations makes it possible to develop individual and collective emotional management issues within the workplace so that both the employee and the company gain the ability to have mutual benefits when both have a good human management system, that is, when the company offers the employee the ability and ease to develop Emotional Intelligence. However, even with the many potential benefits that emotion management can bring, Emotional Intelligence within organizations is not a concept that has the attention it should, and is considered less important than other elements that constitute companies, such as: financial issues. , focus on processes and tasks, achievement of goals, among other factors that are part of the organizational routine. The known concept of Emotional Intelligence is indeed complex, involves issues related to emotion to which are singular elements properly individual to each person, where there is no established pattern and diverges among all individuals. For structuring the project, the group divided the work into steps, each with an individual approach and purpose. Initially it is raised basic aspects of the research, which are: problem, justification, objective and methodology. Then, the theoretical survey will be presented, which gathers information about the authors who have autonomy in the theme developed by the group, bringing important information about Emotional Intelligence, Leadership, Team Management, Motivation, Organizational Change Processes and related issues. . Soon after, in order to confront the theoretical content with the experience in practice, field research will be applied, which will be a key tool to prove the relationship of the theme and the problem situation addressed by the team with what really happens to the world real organizational. Finally, the conclusion will be presented, which reveals the lack of use of Emotional Intelligence in today's companies and how this can negatively influence the results of both individual and collaborative as well as collective as a company and organizational environment. Aspects of emotional intelligence can yield surprising results when deepened and applied
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3940
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