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Title: Inteligência emocional nas organizações
Other Titles: Emotional intelligence in organizations
Authors: SANTOS, David Rodrigo Vieira dos
FONSECA, Guilherme Temoteo
Advisor: GARBERO, Reydner Furtado
Other contributor: AMORIM, Daniela Dal Fabbro
MARTINS JÚNIOR, Alberto
type of document: Monografia
Keywords: Inteligência emocional
Issue Date: 6-Dec-2019
Publisher: 004
Citation: SANTOS, David Rodrigo Vieira dos, FONSECA, Guilherme Temoteo. Inteligência emocional nas organizações, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019
Abstract: O presente projeto viabiliza o estudo, aprofundamento, pesquisa e levantamento de dados sobre um tema de grande relevância dentro e fora dos ambientes organizacionais, a Inteligência Emocional. O tema Inteligência emocional nas organizações viabiliza levantar informações nos aspectos que englobam as emoções individuas e sociais das pessoas dentro dos ambientes de trabalho. Sabe-se que dentro das organizações, o recurso humano é basicamente o elemento mais importante e de fato é de comum acordo afirmar que as pessoas são formadas de emoções e o comportamento humano é consequência do gerenciamento de sentimentos. A utilização da Inteligência Emocional dentro das organizações, viabiliza desenvolver questões de gerenciamento emocional individual e coletivo dentro do ambiente de trabalho, para que tanto o colaborador quanto a empresa obtenham a capacidade de ter mútuos benefícios, quando ambos possuem um bom sistema de gerenciamento humano, ou seja, quando a empresa oferece ao colaborador a capacidade e a facilidade de desenvolver Inteligência Emocional. No entanto, mesmo com diversos potenciais benefícios que o gerenciamento de emoções pode resultar, a Inteligência Emocional dentro das organizações não é um conceito que possui a atenção que deveria, sendo considerada menos importante do que outros elementos que constituem as empresas, como: questões financeiras, foco em processos e tarefas, cumprimento de metas, entre outros fatores que fazem parte da rotina organizacional. Sabe-se conceito de Inteligência Emocional é de fato complexo, envolve questões relacionados a emoção ao qual são elementos singulares propriamente individuais para cada pessoa, onde não existe um padrão estabelecido e diverge entre todas os indivíduos. Para a estruturação do projeto, o grupo dividiu o trabalho em etapas, cada uma com uma abordagem e um propósito individual. Inicialmente é levantado aspectos de base da pesquisa, que são: problema, justificativa, objetivo e metodologia. Em sequência, será apresentado o levantamento teórico, onde é levantado informações que acercam o tema de autores que possuem autonomia na temática desenvolvida pelo grupo, trazendo informações importantes sobre Inteligência Emocional, Liderança, Gestão de Equipes, Motivação, Processos de Mudanças Organizacionais e assuntos correlacionados. Logo após, para que seja feita a confrontação com o conteúdo teórico com a vivencia na prática será aplicado a pesquisa de campo, que será ferramenta chave para comprovar a relação do tema e a situação problema abordado pela equipe com o que realmente acontece com o mundo organizacional real. Por fim, será apresentada a conclusão, que revela a falta do uso da Inteligência Emocional nas empresas atuais e de como isso pode influenciar negativamente os resultados tantos de caráter individual como pessoa e colaborador quanto de caráter coletivo como empresa e ambiente organizacional e de como os aspectos da Inteligência emocional pode gerar resultados surpreendentes quando bem aprofundados e aplicados.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3940
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