Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39048
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCRUCIOL, Giovana Carolina Dourado-
dc.contributor.authorPESSOA, Ana Beatriz Mendonça-
dc.contributor.authorSANTOS, Enzo Mikael Souza dos-
dc.contributor.authorPICOLO, Nayara Gonçalves-
dc.contributor.otherTROMBIM, Paulo Alberto Oliveira-
dc.contributor.otherSCALIANTE, Walder Debortoli-
dc.contributor.otherCRUCIOL, Giovana Carolina Dourado-
dc.date.accessioned2025-12-03T19:00:30Z-
dc.date.available2025-12-03T19:00:30Z-
dc.date.issued2025-10-13-
dc.identifier.citationPESSOA, Ana Beatriz Mendonça; SANTOS, Enzo Mikael Souza dos; PICOLO, Nayara Gonçalves. O uso da caixa de areia de realidade aumentada no ensino da topografia, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio) - ETEC Padre José Nunes Dias, Monte Aprazível(SP), 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39048-
dc.description.abstractEste estudo analisa a implementação da caixa de areia de realidade aumentada (SARndbox) como ferramenta educacional no ensino de topografia. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, investigou a percepção de estudantes do curso técnico em Meio Ambiente sobre a experiência com esta tecnologia imersiva. Por meio de observação participante, questionários de percepção e análise do processo de implementação, foram avaliados aspectos como engajamento, compreensão conceitual e viabilidade técnica. Os resultados indicam que a SARndbox foi recebida com entusiasmo pelos alunos, que relataram maior clareza na compreensão de conceitos topográficos abstratos, especialmente curvas de nível e drenagem. As observações registraram participação ativa e colaboração entre os estudantes durante as atividades. A pesquisa identificou também desafios técnicos na implementação, superados através de solução de problemas e adaptação criativa. Conclui-se que a ferramenta apresenta potencial para transformar o ensino de conteúdos espaciais, tornando-o mais tangível e engajador, embora requeira ajustes de infraestrutura e formação específica.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the implementation of the augmented reality sandbox (SARndbox) as an educational tool in topography teaching. The qualitative and descriptive research investigated the perceptions of students in a technical course in Environmental Studies regarding their experience with this immersive technology. Through participant observation, perception questionnaires, and analysis of the implementation process, aspects such as engagement, conceptual understanding, and technical feasibility were evaluated. The results indicate that the SARndbox was received enthusiastically by the students, who reported greater clarity in understanding abstract topographic concepts, especially contour lines and drainage. Observations recorded active participation and collaboration among students during the activities. The research also identified technical challenges in the implementation, which were overcome through problem-solving and creative adaptation. It concludes that the tool has the potential to transform the teaching of spatial content, making it more tangible and engaging, although it requires infrastructure adjustments and specific training.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Meio Ambientept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher075pt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleO uso da caixa de areia de realidade aumentada no ensino da topografiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
meioambiente_2025_2_anabeatrizmendnçapessoa_ousodacaixade.pdf. (1).pdf
  Restricted Access
296.46 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.