Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39045
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKITANI, Edson Caoru-
dc.contributor.authorDIAS, Bruno Martin de Alcântara-
dc.contributor.otherKITANI, Edson Caoru-
dc.contributor.otherTORRES, Weslley Medeiros-
dc.contributor.otherLAGANÁ, Armando Antônio Maria-
dc.contributor.otherGUIMARÃES, Alexandre de Almeida-
dc.date.accessioned2025-12-03T18:30:12Z-
dc.date.available2025-12-03T18:30:12Z-
dc.date.issued2011-06-30-
dc.identifier.citationDIAS, Bruno Martin de Alcântara. Plataforma didática de injeção eletrônica para controle de motores de combustão interna. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2011. 77 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/39045-
dc.description.abstractRESUMO Atualmente motores de combustão interna ciclo Otto são amplamente utilizados em veí culos de passeio e motocicletas. No Brasil a utilização de motores de combustão interna com bicombustível, também denominados "motores flex", tem ganhado um significativo espaço no mercado consumidor. Esses motores, além dos motores convencionais, necessitam de uma unidade eletrônica de controle que efetue o controle da massa de combustível, bem como ou tros parâmetros que são configurados eletronicamente. Atualmente a demanda por conheci mentos nesta área se faz muito necessária no Brasil. Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma unidade eletrônica de controle para motores de combustão interna didática capaz de gerenciar funções específicas de um motor de combustão interna ciclo Otto. O circuito eletrô nico condicionará e processará os sinais enviados pelos diversos sensores presentes no motor, para calcular a massa de combustível e o avanço de ignição nos variados regimes de operação do motor. Esta unidade eletrônica de controle ampliará as possibilidades de novos desenvolvimen tos e inovações tecnológicas nesta área e proporcionará facilidades para que alunos de gradu ação e pós-graduação desenvolvam novas tecnologias em seus projetos. ABSTRACT Currently, internal combustion Otto cycles are widely used in passenger cars and mo torcycles. In Brazil the use of internal combustion engines with flex-fuel, also called “flex”, has gained a significant place in the market. These engines require an electronic control unit that performs control of the mass of fuel as well as other parameters that are set up electronically. Today the demand of knowledge in this area becomes very necessary in Brazil. This work proposes the development of an elec tronic control unit for internal combustion engine. The electronic control unit adapts and processes signals from several sensors presented on the Otto engine, to calculate the mass of fuel and command plugs in the several engine operation modes. This electronic control unit will expand the possibilities of new technological developments and innovations in this area and will provide resources for undergraduate and postgraduate to develop new technologies in their projects.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Eletrônica Automotivapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectEletrônica (aplicações industriais)pt_BR
dc.subjectEngenharia automotivapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectMotores ciclo ottopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titlePlataforma didática de injeção eletrônica para controle de motores de combustão internapt_BR
dc.title.alternativeEducational platform for electronic fuel injection control of internal combustion enginespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLATAFORMA DIDÁTICA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA PARA CONTROLE DE MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA - 2011.pdf
  Restricted Access
11.7 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.