Please use this identifier to cite or link to this item: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/390
Title: Análise e gerenciamento de redes de sensores sem fio
Other Titles: Analysis and management of wireless sensor networks
Authors: DALESSI, Eslander Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: ROCCIA, Clerivaldo José
metadata.dc.contributor.other: ZEM, José Luís
TANAAMI, Samuel
metadata.dc.type: Monografia
Keywords: Redes de computadores;Redes sem fio
Issue Date: 20-Jun-2016
Publisher: 004
Citation: DALESSI, Eslander Goncalves. Análise e gerenciamento de redes de sensores sem fio, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Segurança da Informação) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016
Abstract: Este trabalho procura avaliar quão robusta pode ser uma Rede de Sensores Sem Fio, que utiliza o protocolo de comunicação ZigBee, partindo dos princípios de métricas de monitoramento de redes, executando um experimento laboratorial, coletando dados e avaliando-os para que possa ser definido o nível de disponibilidade e eficiência na transmissão dos pacotes oferecidos por tal tecnologia de rede. Para a realização do experimento, foram utilizados hardwares e softwares específicos de redes ZigBee, como o rádio XBee e sua interface de configuração XCTU. Também foi utilizada a plataforma de desenvolvimento Arduino que possibilita uma gama enorme de aplicações e possibilitou a montagem de nós sensores que são a base de uma RSSF. Esse experimento tem a finalidade de estudar melhor uma RSSF, contribuindo para o melhor entendimento de algumas métricas presentes na rede, tendo em vista que essa tecnologia está cada vez mais presente no mercado.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/390
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_DALESSIEslanderGoncalves_CD2636.pdf
  Restricted Access
1.07 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.