Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38875Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | BERTANI, Reinaldo Aparecido | - |
| dc.contributor.author | MENDES, Bruno | - |
| dc.contributor.author | RIBEIRO, Fagner | - |
| dc.contributor.author | PATRICK, Hudson | - |
| dc.contributor.author | AGUIAR, Lucas | - |
| dc.contributor.author | SANTOS, Lucas | - |
| dc.contributor.author | TRINDADE, Valdir | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T20:36:36Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-26T20:36:36Z | - |
| dc.date.issued | 2016-12-07 | - |
| dc.identifier.citation | MENDES, Bruno; RIBEIRO, Fagner; PATRICK, Hudson; AGUIAR, Lucas; SANTOS, Lucas; TRINDADE, Valdir. A evolução do transporte rodoviário. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico de Logística). ETEC Gino Rezaghi de Cajamar (Unidade descentralizada em Louveira), 2016. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38875 | - |
| dc.description.abstract | A evolução do transporte rodoviário no Brasil e no Mundo ficou evidenciada em três ciclos bem definidos de nossa história, quais sejam: - a utilização de animais e carroças na Idade Media; - o desenvolvimento da indústria automobilística no início do século XX; e - a crise do petróleo na década de 70. Estes fatores consubstanciaram as fases de implantação, desenvolvimento e estagnação do transporte rodoviário no Mundo e no Brasil. Os Países mais desenvolvidos, por não terem adotados o modelo “rodoviarista” brasileiro puderam harmonizar a contento este modal, não estando tão dependente do mesmo. Entretanto ressaltase a preocupação em viabilizar, nas grandes cidades, um transporte urbano de massa mais eficiente, buscando desta forma, aperfeiçoar o transporte rodoviário. No Brasil, atualmente, o transporte rodoviário de cargas aumentou substancialmente, face o grande número de empresas transportadoras. Entretanto, em virtude da falta de manutenção do sistema viário, os custos de distribuição encarecem o sistema logístico nacional, bem como concorrem para a sonegação fiscal e, consequentemente, para a escassez de investimentos neste modal. Na mesma direção, o transporte urbano na maioria das grandes cidades brasileiras também tem sofrido queda de passageiros e de produtividade, com o agravante de se ressentir de políticas que priorizem o transporte coletivo. Já no setor de transporte de cargas, que sofre um efeito bastante multiplicador do ritmo da atividade econômica, houve uma boa performance a partir de 2.000. O advento do comércio eletrônico e o surgimento dos operadores logísticos trouxeram mudanças para o setor, haja vista que as empresas necessitaram adotar conceitos e padrões de agilidade, eficiência e qualidade no sentido de atuarem nesse mercado mais competitivo | pt_BR |
| dc.description.abstract | The development of road transport in Brazil and the world was evident in three cycles. Well defined in our history, namely: - The use of animals and carts in the Middle Ages; - The development of the automotive industry in the early twentieth century; - The oil crisis in the 70s. These factors substantiated the phases of implementation, development and stagnation road transport in the world and in Brazil. Countries morem developed, because they have adopted the model "rodoviarista" Brazilian could harmonize the satisfaction this modal, not being so dependent on it. However emphasizes the concern feasible, in large cities, a mass urban transport more efficient, seeking thus optimizing road transport. In Brazil, currently, road cargo transport increased substantially, given the large number of transport companies. However, due to lack of maintenance road system distribution costs more expensive national logistics system as well as contribute to tax evasion and, consequently, the lack of investment in this modal. In the same vein, urban transport in most major Brazilian cities also has been dropped passengers and productivity, with the aggravation of resenting policies that prioritize public transport. In the cargo transport sector, which suffers quite a leverage of pace economic activity, there was a good performance from 2000. The advent of trade electronic and the emergence of logistics operators have brought changes to the sector, given companies required to adopt concepts and agility standards, efficiency and quality order to act in this competitive market. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 191 | pt_BR |
| dc.subject | Logística (sistemas) | pt_BR |
| dc.subject | Transporte | pt_BR |
| dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
| dc.title | A evolução do transporte rodoviário | pt_BR |
| dc.title.alternative | The road transport evolution | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC_TRANSP_RODO.pdf | 201.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.