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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38861| Title: | Análise da emissão de poluentes dos veículos flexíveis no período de transição de combustíveis |
| Other Titles: | Analysis of pollutant emissions from flex-fuel vehicles during the fuel transition period |
| Authors: | RIOS, Alex de Jesus ACIOLI, Valério da Silva |
| Advisor: | FRÓES, Marco Aurélio |
| type of document: | Monografia |
| Keywords: | Eletrônica (aplicações industriais);Engenharia automotiva;Tecnologia;Veículos;Veículos automotores (emissão);Gases - emissão;Combustíveis veiculares;Análise |
| Issue Date: | 17-Dec-2010 |
| Publisher: | 160 |
| Citation: | RIOS, Alex de Jesus; ACIOLI, Valério da Silva. Análise da emissão de poluentes dos veículos flexíveis no período de transição de combustíveis. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Eletrônica Automotiva) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2010. 58 f. il. |
| Abstract: | RESUMO O surgimento de um veículo capaz de funcionar com álcool, gasolina ou a mistura de ambos, inovou o mercado automobilístico brasileiro. Anteriormente, a opção do combustível utilizado era decidida no momento da compra do carro, agora os consumidores podem decidir na hora do abastecimento. Esta tecnologia ficou conhecida como FLEX em função da flexibi lidade que permite ao consumidor, na escolha do combustível. Nos motores FLEX atuais, a identificação do combustível em uso é feita a partir do teor de oxigênio nos gases de escape, essa informação é obtida por meio de um sensor chamado de sonda lambda. Porem esse dado é obtido após a realização das combustões, o que acarreta diversas desvantagens ao usuário, como: mau funcionamento do motor, emissão de poluentes e consumo inadequado de com bustível, pois até o completo reconhecimento da mistura em uso, o combustível é utilizado de forma inadequada, resultando nos problemas já citados. Neste trabalho é proposto uma analise dos veículos flexíveis, no momento de reconhecimento de mistura, fase na qual, nos veículos atuais, a emissão de poluentes é critica, principalmente nas mudanças radicais de combustí veis. ABSTRACT The emergence of a vehicle able to move with ethanol, gasoline or a mixture of both, innovated the Brazilian auto market. Anteriorly, the fuel choice was decided by the acquisi tion of the car, now consumers can decide it at the moment of fuelling. This technology is known as FLEX because of the flexibility that allows the consumers choice the type of fuel to use. Today in FLEX cars, we can identify the fuel in use by the oxygen percentage contained in exhaust gases. This information is obtained by a sensor called lambda probe. But this iden tification is obtained after completion of combustion, resulting in several disadvantages to the user, such as malfunction of the engine, emissions of pollutants and fuel consumption inade quate, because even the complete recognition of the fuel in use, the fuel is used incorrectly, resulting in problems already mentioned. In this research is proposed an analysis of flexible fuel vehicles in the moment of recognition of mixed, period of, in current vehicles, the emis sion of pollutants is critical, especially in the radical changes of fuel. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38861 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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| ANÁLISE DA EMISSÃO DE POLUENTES DOS VEÍCULOS FLEXÍVEIS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS-2010.pdf Restricted Access | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
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