Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38815Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | FERRARI, Maria Clara | - |
| dc.contributor.author | RODRIGUES, Natalia Francesca | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-25T19:44:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-25T19:44:59Z | - |
| dc.date.issued | 2021-11 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Natalia Francesca. ECOPONTO E SEUS DESAFIOS. 2021.Trabalho de Graduação(Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental), Faculdade de Tecnologia de Itapetininga ''Professor Antonio Belizandro Barbosa Rezende'', Itapetininga, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38815 | - |
| dc.description.abstract | Uma das grandes preocupações ambientais está relacionada à geração de resíduos sólidos e como decorrência os impactos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto. O presente estudo teve por objetivo identificar um local adequado para a instalação de um Ecoponto para recebimento e descarte correto de resíduos sólidos no bairro Cambuí no município de Itapetininga-SP e identificar um ponto de coleta. Tendo em vista as problemáticas relatadas pelos moradores, o projeto de implantação de um ponto de coleta no bairro Cambuí, visa atender os moradores do bairro, dando uma destinação adequada para resíduos que se acumulam nos terrenos baldios, a fim de diminuir os impactos causados pela poluição visual, que o acúmulo de lixo gera, além da possível contaminação de uma nascente próxima ao local. Para isso, a educação ambiental é essencial, decisiva para a conscientização da população nas questões ambientais e o apoio da gestão pública e de parceiros para viabilizar financeiramente essa implantação e avaliar os resultados do uso do modelo simples de um ecoponto para pequenas quantidades de resíduos com o objetivo de organizar e conscientizar os moradores da “reutilização” e “reciclagem”. | pt_BR |
| dc.description.abstract | One of the major environmental concerns is related to the generation of solid waste and, consequently, the environmental impacts caused by improper disposal. The present study aimed to identify a suitable location for the installation of an Ecopoint for receiving and properly disposing of solid waste in the Cambuí neighborhood in the municipality of Itapetininga-SP and to identify a collection point. Considering the problems reported by residents, the project to implement a collection point in the Cambuí neighborhood aims to serve the residents of the neighborhood, giving an appropriate destination to waste that accumulates on vacant lots, in order to reduce the impacts caused by visual pollution, which the accumulation of garbage generates, in addition to the possible contamination of a spring near the site. For this, environmental education is essential, crucial for raising public awareness of environmental issues, and the support of public management and partners to financially enable this implementation and evaluate the results of using the simple model of an eco-point for small quantities of waste with the aim of organizing and raising awareness among residents about "reuse" and "recycling". | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 131 | pt_BR |
| dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
| dc.title | Ecoponto e seus desafios | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GESTÃO_AMBIENTAL_2021_2_NATALIA_FRANCESCA_RODRIGUES_ECOPONTO_E_SEUS_DESAFIOS.pdf Restricted Access | 630.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.