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dc.contributor.advisorBORTOLUSSI, Roberto-
dc.contributor.advisorFRÓES, Marco Aurélio-
dc.contributor.authorMENDES, Gustavo Costa-
dc.contributor.authorGUEDES, Igor Coutinho-
dc.contributor.authorCARVALHO, Leonardo Ferreira de-
dc.contributor.otherBORTOLUSSI, Roberto-
dc.contributor.otherDALBO, Fernando Garup-
dc.contributor.otherFRÓES, Marco Aurélio-
dc.date.accessioned2025-11-13T19:22:36Z-
dc.date.available2025-11-13T19:22:36Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.citationMENDES, Gustavo Costa; GUEDES, Igor Coutinho; CARVALHO, Leonardo Ferreira de. Determinação da constante elástica de molas helicoidais para uso veicular. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2025. 41 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38483-
dc.description.abstractRESUMO Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensaio de uma mola helicoidal, componente amplamente utilizado em suspensão de veículos de passeio. O principal objetivo foi determinar experimentalmente a constante elástica da mola (k) e verificar a linearidade entre a força aplicada e a deformação resultante. Para isso, foi realizado uma metodologia detalhada, com a consequente coleta e análise dos parâmetros experimentais. O ensaio foi conduzido utilizando a máquina universal de ensaios TIME GROUP INP, modelo WDW 100E, que possibilitou o registro preciso dos dados de carga e deslocamento axial. Os resultados obtidos foram analisados pela Lei de Hooke, evidenciando a compatibilidade do comportamento da mola com o regime elástico linear previsto. Abstract This paper presents a study on the testing of a helical spring, a component widely used in passenger vehicle suspensions. The main objective was to experimentally determine the spring constant (k) and verify the linearity between the applied force and the resulting deformation. To this end, a detailed methodology was developed, including the collection and analysis of experimental parameters. The test was conducted using a TIME GROUP INP universal testing machine, model WDW 100E, which enabled accurate recording of load and axial displacement data. The results obtained were analyzed using Hooke's Law, demonstrating the compatibility of the spring behavior with the predicted linear elastic regime.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica Automobilísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectMecânica automobilísticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectMolas helicoidaispt_BR
dc.subjectEstudos de avaliaçãopt_BR
dc.subjectEnsaios mecânicospt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleDeterminação da constante elástica de molas helicoidais para uso veicularpt_BR
dc.title.alternativeDetermination of the elastic constant of helical springs for vehicle usept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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