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dc.contributor.advisorFOSCHINI NETO, Nicolino-
dc.contributor.authorGALDINO, Matheus Farias-
dc.contributor.authorGRANGEIRO, Gabriel Merlin de Figueiredo-
dc.contributor.authorMATOS, Guilherme Rocha-
dc.contributor.otherFOSCHINI NETO, Nicolino-
dc.contributor.otherSALVO JUNIOR, Orlando de-
dc.contributor.otherFRÓES, Marco Aurélio-
dc.date.accessioned2025-11-13T17:42:19Z-
dc.date.available2025-11-13T17:42:19Z-
dc.date.issued2025-06-28-
dc.identifier.citationGALDINO, Matheus Farias; GRANGEIRO, Gabriel Merlin de Figueiredo; MATOS, Guilherme Rocha. Adaptação técnica no sistema de freio do gol 1993. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2025. 77 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38460-
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as mudanças de performance e na dinâmica da condução de um Volkswagen Gol ano 1993, que originalmente possui um motor 1.8 carburado, ou seja, após atualizações em componentes do motor que serão descritos e citados durante o trabalho, o motor atualmente passou a ser 1.9 e ter um aumento na sua potência e torque em relação ao veículo original. Essas mudanças claramente modificaram a performance do veículo e sua dirigibilidade, a partir das informações obtidas, um estudo foi feito sobre a performance que o freio original apresentará após as atualizações no motor, sendo necessária uma atualização no seu desempenho através de modificação na sua estrutura e componentes. ABSTRACT The present work aims to present a study on the changes in performance and driving dynamics of a 1993 Volkswagen Gol, which originally has a 1.8 carbureted engine, that is, after updates to engine components that will be described and mentioned during the work, the engine is currently 1.9 and has an increase in power and torque compared to the original vehicle. These changes clearly modified the vehicle's performance and drivability. Based on the information obtained, a study was carried out on the performance that the original brake will present after engine updates, requiring an update to its performance through modifications to its structure and components.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica Automobilísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectMecânica automobilísticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectSistemas mecânicospt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleAdaptação técnica no sistema de freio do gol 1993pt_BR
dc.title.alternativeTechnical adaptation to the brake system of the 1993 Golpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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