Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMACHADO, Gerson Samuel-
dc.contributor.authorANDRADE, Amanda Rodrigues de-
dc.contributor.authorCORRÊA, Ana Julia-
dc.contributor.authorDUARTE, Hellen Brenda Soares-
dc.contributor.authorSALDANHA, Laura de Oliveira-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Victória Franco-
dc.date.accessioned2025-11-12T18:26:54Z-
dc.date.available2025-11-12T18:26:54Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationANDRADE, Amanda Rodrigues de; CORRÊA, Ana Julia; DUARTE, Hellen Brenda Soares; SALDANHA, Laura de Oliveira; RODRIGUES, Victória Franco. Inteligência emocional: como utilizar para comunicação não violenta, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em recursos humanos) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38422-
dc.description.abstractA comunicação é essencial para o funcionamento eficaz das organizações, influenciando a produtividade, a inovação e o bem-estar no ambiente de trabalho. Dentre os desafios organizacionais, os conflitos se destacam como fenômenos inevitáveis, mas que, quando gerenciados adequadamente, podem impulsionar melhorias nos processos e fortalecer a colaboração entre equipes. Assim, este trabalho busca compreender como a comunicação assertiva, a comunicação não violenta (CNV) e a inteligência emocional podem contribuir para a gestão eficaz de conflitos no ambiente corporativo.pt_BR
dc.description.abstractCommunication is essential for the effective functioning of organizations, influencing productivity, innovation, and well-being in the workplace. Among organizational challenges, conflicts stand out as inevitable phenomena, but when properly managed, they can drive improvements in processes and strengthen collaboration among teams. Thus, this paper seeks to understand how assertive communication, nonviolent communication (NVC), and emotional intelligence can contribute to the effective management of conflicts in the corporate environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher193pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInteligência emocional: como utilizar para uma comunicação não violentapt_BR
dc.title.alternativeEmotional intelligence: how to use it for nonviolent communicationpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
recursoshumanos_2025_1_amandarodriguesdeandrade_inteligenciaemocional.pdf
  Restricted Access
Monografia226.02 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
recursoshumanos_2025_1_amandarodriguesdeandrade_banner_inteligenciaemocional.pdf
  Restricted Access
Banner182.02 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.