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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38307Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Suelle Neres da | - |
| dc.contributor.author | JESUS, Adalice Santos de | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Ana Glória Ferreira da | - |
| dc.contributor.author | BEZERRA, Ana Maria de Sousa Albuquerque | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Ângela Maria da | - |
| dc.contributor.author | HIGA, Dayane Pereira | - |
| dc.contributor.author | CAMPOS, Maria Conceição Carvalho | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Maria Cléia Lisboa da | - |
| dc.contributor.author | BASAN, Silmara Fatima | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T13:15:45Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-11T13:15:45Z | - |
| dc.date.issued | 2023-12 | - |
| dc.identifier.citation | JESUS, Adalice et al. Desenvolvimento e aceitação de bolo com o aproveitamento integral de banana, para multiplicação da cultura do aproveitamento integral dos alimentos e a promoção de uma alimentação saudável. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC Parque Belém, São Paulo, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38307 | - |
| dc.description.abstract | A falta de conhecimento dos benefícios das partes não convencionais dos alimentos atrelada ao preconceito do consumo destas, contribuem para o mau aproveitamento do alimento, aumento do resíduo gerado e empobrecimento nutricional. A população poderia melhorar sua alimentação com o consumo de talos, cascas e sementes; agregando sabor, aroma, textura, além de caracterizar uma forma mais sustentável de preparar os alimentos, obtendo uma alimentação com alto valor nutricional e dessa forma otimizar a renda familiar. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo promover a educação nutricional através do consumo integral dos alimentos, através do desenvolvimento e análise de aceitação, de bolo utilizando o aproveitamento integral da banana. A formulação oferecida apresentou uma aceitabilidade superior a 80%. Sendo assim, o aproveitamento integral dos alimentos, mostrou-se uma importante alternativa para agregar nutrientes nas preparações e consequentemente gerar melhoria na saúde dos indivíduos, além de repercutir positivamente para a redução do lixo e desperdício. | pt_BR |
| dc.description.abstract | The lack of knowledge of the benefits of unconventional parts of food, linked to the prejudice of their consumption, contribute to poor use of food, increased waste generated and nutritional impoverishment. The population could improve their diet with the consumption of stalks, bark and seeds; adding flavor, aroma, texture, in addition to featuring a more sustainable way of preparing food, obtaining food with high nutritional value and thus optimizing family income. Therefore, this research aims to promote nutritional education through the full consumption of food, through the analysis of cake acceptance using the full use of banana. The offered formulation showed an acceptability greater than 80%. Therefore, the full use of food has proved to be an important alternative to add nutrients to preparations and consequently generate an improvement in the health of individuals, in addition to having a positive impact on the reduction of garbage and waste. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Nutrição e Dietética | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 220 | pt_BR |
| dc.subject | Desperdício de alimentos | pt_BR |
| dc.subject | Nutrição | pt_BR |
| dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
| dc.title | Desenvolvimento e aceitação de bolo com aproveitamento integral de banana, para multiplicação da cultura do aproveitamento integral dos alimentos e a promoção de uma alimentação saudável | pt_BR |
| dc.title.alternative | Development and acceptance of a cake using the whole banana, for the promotion of the whole-food use culture and the encouragement of healthy eating | pt_BR |
| dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
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