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Título: Marketing verde: estudo comparativo do comportamento sustentável da Natura e O Boticário e dos consumidores modernos
Título(s) alternativo(s): Green marketing: comparative study of the sustainable behavior of Natura and O Boticário and of modern consumers
Autor(es): BEZERRA, Alan Batista
RAMALHO, Francielly Maria Gouveia
ANTÔNIO, Vitória Beatriz de Matos
Orientador(es): MACHADO, Gerson Samuel
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing ambiental;Sustentabilidade;Comportamento do consumidor;Cosméticos
Data do documento: Jun-2025
Editor: 193
Referência Bibliográfica: BEZERRA, Alan Batista; RAMALHO, Francielly Maria Gouveia; ANTÔNIO, Vitória Beatriz de Matos. Marketing verde: estudo comparativo do comportamento sustentável da Natura e O Boticário e dos consumidores modernos, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em administração) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2025.
Resumo: Diante das atuais exigências socioambientais e do aumento da preocupação com práticas sustentáveis, este estudo analisou o comportamento sustentável das empresas Natura e O Boticário, bem como a percepção e práticas dos consumidores modernos. Caracterizada como descritiva e de natureza qualitativa, a pesquisa revelou que o público jovem demonstra consciência ambiental, embora ainda possua pouco conhecimento técnico sobre o conceito de marketing verde. Os consumidores valorizam ações voltadas à sustentabilidade, desde que alinhadas à qualidade e ao preço. Apesar do desejo de praticar o consumo consciente, fatores como confiança na marca e percepção de impacto real influenciam o comportamento, especialmente no setor de empresas cosméticas, evidenciando contradições entre discurso e prática.
Amid current social and environmental demands and the growing concern with sustainable practices, this study analyzed the sustainable behavior of the companies Natura and O Boticário, as well as the perceptions and practices of modern consumers. Characterized as descriptive and qualitative in nature, the research revealed that young people demonstrate environmental awareness, although they still have limited technical knowledge about the concept of green marketing. Consumers value actions related to sustainability, as long as they are aligned with quality and price. Despite the desire to practice conscious consumption, factors such as brand trust and perception of real impact influence behavior, especially in the cosmetics sector, highlighting contradictions between discourse and practice.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38241
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