Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOURA, Lúcia Helena Zotto de-
dc.contributor.advisorMARTINS, Gislene Pereira de Oliveira-
dc.contributor.authorSANTOS, Ingrid Pereira dos-
dc.contributor.authorKAWACHI, Sueli Alves Pereira-
dc.date.accessioned2025-11-10T12:57:39Z-
dc.date.available2025-11-10T12:57:39Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Ingrid. KAWACHI, Sueli. O impacto do uso excessivo da tecnologia no desenvolvimento infantil na faixa etária entre 0 e 5 anos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Informática para Internet) - ETEC Parque Belém, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38186-
dc.description.abstractO presente trabalho tem a finalidade de discutir quais as consequências do uso descontrolado da tecnologia na vida da criança, e sua influência no desenvolvimento físico, mental e socioemocional da criança. A metodologia que usamos foi de natureza bibliográfica exploratória de autores, artigos e pesquisas científicas publicados na Internet, tendo como foco os prejuízos do uso impróprio dos eletrônicos, os quais podem afetar diversos aspectos do estabelecimento de bases sólidas para o aprendizado, a linguagem, a sociabilidade e a saúde mental e física. Estudos realizados comprovam que a tecnologia usada de maneira adequada e responsável oferece muitos benefícios como o acesso à informação, o desenvolvimento de habilidades digitais e a estimulação da criatividade, que em muitos aspectos favorecem a integração social. As brincadeiras e brinquedos típicos da infância têm se tornado cada vez mais raros, pois, frente a elas, têm perdido a preferência das crianças. A análise dos argumentos levantados revela resultados importantes, comprovando que a exposição exagerada e inadequada de telas, sem o controle e monitoramento responsável e consciente pelos pais e educadores podem causar riscos potenciais, como aparecimento de distúrbios físicos e emocionais, principalmente na faixa etária de 0 a 5 anos, acarretando consequências indesejáveis na vida adulta. Além disso, destaca-se o papel dos pais como mediadores no uso dessas tecnologias. É nesse contexto que faremos a abordagem de como essas interações impactam de forma negativa seus aspectos cognitivos, sociais, emocionais e psicomotores. No presente trabalho, foi desenvolvido um site informativo com foco em pais e educadores, abordando os riscos potenciais no desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos. Para garantir uma comunicação eficaz com o público-alvo, utilizamos técnicas de mapeamento de empatia e construção de personas, além de implementarmos o site com linguagem HTML/CSS para oferecer uma interface acessível e intuitiva.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this work is to discuss the consequences of the uncontrolled use of technology in a child's life, and its influence on the child's physical, mental and socio-emotional development. The methodology we used was of an exploratory bibliographic nature of authors, articles and scientific research published on the Internet, focusing on the harm caused by the improper use of electronic devices, which can affect various aspects of establishing solid foundations for learning, language, sociability and mental and physical health. Studies carried out prove that technology used appropriately and responsibly offers many benefits such as access to information, the development of digital skills and the stimulation of creativity, which in many aspects favor social integration. Typical childhood games and toys have become increasingly rare, as they have lost favor among children. The analysis of the arguments raised reveals important results, proving that excessive and inadequate exposure to screens, without responsible and conscious control and monitoring by parents and educators, can cause potential risks, such as the appearance of physical and emotional disorders, especially in the age group of 0 to 5 years, causing undesirable consequences in adult life. Furthermore, the role of parents as mediators in the use of these technologies stands out. It is in this context that we will address how these interactions negatively impact your cognitive, social, emotional and psychomotor aspects. In this work, an informative website was developed with a focus on parents and educators, addressing potential risks in the development of children aged 0 to 5 years. To ensure effective communication with the target audience, we use empathy mapping and persona building techniques, in addition to implementing the website with HTML/CSS language to offer an accessible and intuitive interface.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Informática para Internetpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher220pt_BR
dc.subjectBem-estar da criançapt_BR
dc.subjectTECNOLOGIAS DIGITAISpt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleImpacto do uso excessivo da tecnologia no desenvolvimento infantil na faixa etária entre 0 e 5 anospt_BR
dc.title.alternativeImpact of excessive use of technology on child development in the age group between 0 and 5 yearspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tec_inf_internet_2024_2_ingrid_santos_uso_excessivo_da_tecnologia_no_desenvolvimento_infantil.pdf
  Restricted Access
874.86 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.