Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38031Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | GOMES, Juliana Alexandre Soares | - |
| dc.contributor.author | RODRIGUES, Camila Viana | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Kemilly Heloá Fernandes da | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Leane Azevedo da | - |
| dc.contributor.author | CARDOSO, Paula Gabriele de Brito | - |
| dc.contributor.other | GOMES, Juliana Alexandre Soares | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-06T13:08:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-06T13:08:24Z | - |
| dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| dc.identifier.citation | organizações, desde empresas privadas até ONGs, passando por órgãos públicos, comércio e indústria. O estudante vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia para compreender os principais assuntos do curso, como história da administração, evolução das organizações ao longo do tempo, contabilidade, leis que regulam o funcionamento das empresas e redação de documentos. O aluno vai aprender ainda a analisar as chances de um | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38031 | - |
| dc.description | Educação, Saúde Emocional, Estudos, Psicologia, Desenvolvimento Humano, Produtividade. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar a promoção da saúde emocional no ambiente educacional da Etec São Mateus, identificando práticas existentes, desafios enfrentados e possibilidades de melhorias para o bem-estar de alunos e professores. Partindo de um levantamento bibliográfico e da análise de ações desenvolvidas pela instituição, foi possível compreender como o apoio emocional é tratado no contexto escolar. A pesquisa também incluiu entrevistas com membros da equipe pedagógica, revelando tanto iniciativas relevantes quanto lacunas no suporte emocional diário. Dentre as ações analisadas, destacaram-se eventos como a Festa Junina, a Semana Paulo Freire e o projeto Help (Setembro Amarelo), além de palestras sobre cyberbullying. Essas iniciativas demonstram o esforço da escola em abordar temas importantes para a saúde mental e emocional, promovendo a conscientização, a interação social e a educação emocional. Entretanto, a ausência de estratégias sistemáticas para o suporte emocional contínuo e o acolhimento no cotidiano escolar foi identificada como uma área de melhoria. Os resultados da pesquisa reforçam a relevância da saúde emocional como uma prática essencial para a criação de um ambiente escolar acolhedor e produtivo. Investir em políticas consistentes e integradas ao projeto pedagógico pode não apenas fortalecer os vínculos interpessoais, mas também melhorar o clima organizacional e promover o desenvolvimento integral da comunidade escolar. Assim, conclui-se que a saúde emocional deve ser compreendida como parte fundamental da cultura educacional, potencializando o desempenho acadêmico, o bem-estar social e a formação cidadã. | pt_BR |
| dc.description.abstract | ABSTRACT This study aimed to analyze the promotion of emotional health within the educational environment of Etec São Mateus, focusing on existing practices, challenges, and opportunities for improvement to enhance the well-being of students and teachers. Through a bibliographic review and an evaluation of the institution's initiatives, the research explored how emotional support is addressed in the school context. Interviews with educational staff revealed both valuable efforts and gaps in daily emotional support. Among the highlighted actions were events such as the Festa Junina, Paulo Freire Week, and the Help project (Yellow September), as well as lectures addressing cyberbullying. These initiatives illustrate the school’s commitment to raising awareness, fostering social interaction, and advancing emotional education. However, the lack of systematic strategies for continuous emotional support and daily student care was noted as an area for improvement. The findings emphasize the critical role of emotional health as an integral part of creating a supportive and productive school environment. Investing in consistent policies aligned with the educational project can strengthen interpersonal relationships, enhance organizational climate, and support the holistic development of the school community. Therefore, emotional health must be considered a cornerstone of educational culture, fostering academic performance, social well-being, and active citizenship. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 227 | pt_BR |
| dc.subject | Administração | pt_BR |
| dc.subject | Administração estadual | pt_BR |
| dc.subject.other | Ambiente e Saúde | pt_BR |
| dc.title | Estudo Sobre Saúde Emocional no Ambiente Escolar | pt_BR |
| dc.title.alternative | Study on Emotional Health in the School Environment | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | Outros... | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCCS ADM 2023. 2.pdf | 578.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.