Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38013
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCARVALHO, Murilo Zanini de-
dc.contributor.authorFERRAZ, Ivan Roberto-
dc.contributor.otherCARVALHO, Murilo Zanini de-
dc.contributor.otherIASTREMSKI, Priscilla-
dc.contributor.otherHOASHI, Paulo Tetsuo-
dc.date.accessioned2025-11-05T20:29:25Z-
dc.date.available2025-11-05T20:29:25Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.citationFERRAZ, Ivan Roberto. Programando por voz: reconhecimento de fala aplicado em um robô educacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 67 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38013-
dc.description.abstractRESUMO O ensino de disciplinas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) desde a primeira infância até o ensino superior, tem se mostrado fundamental para a formação de cidadãos capazes de lidar com os desafios de um mundo cada vez mais tecnológico. Nesse contexto, surge a necessidade de ferramentas de inserção ao mundo da lógica de programação de computadores para os diversos níveis de ensino. As crianças em idade pré-escolar representam um desafio à parte pois, nessa idade, não é recomendado que utilizem computadores, celulares ou tablets por muito tempo, além do fato de que demandam recursos didáticos que as possibilitem aprender enquanto brincam e que sejam suficientemente simples e fáceis de lidar. Existem no mercado diversos robôs educativos que podem auxiliar no ensino de programação para crianças. Esse tipo de robô pode ajudar a tornar mais interessante, alegre e divertido o aprendizado de vários conceitos relevantes para essa faixa etária. Não se limitando, portanto, apenas ao desenvolvimento de noções de programação. Assim, este trabalho buscou compreender melhor as características desses robôs para que fosse desenvolvido um robô educacional programável por comandos de voz, voltado principalmente para crianças de 3 a 6 anos de idade, que pode ser utilizado tanto para facilitar o aprendizado de conceitos relacionados à programação quanto para tornar dinâmico e motivador o ensino de outros conceitos/disciplinas relevantes para essa faixa etária. O protótipo desenvolvido funcionou plenamente como esperado e mostrou-se uma ferramenta muito promissora para educadores interessados em inovações que possam melhorar o aprendizado infantil. ABSTRACT The teaching of subjects related to science, technology, engineering and mathematics (STEM) from early childhood to higher education, has been shown to be fundamental for the formation of citizens capable of dealing with the challenges of an increasingly technological world. In this context, there is a need for tools for insertion into the world of logic and computer programming for different levels of education. Pre-school children are a challenge apart because, at that age, it is not recommended that they use computers, cell phones or tablets for a long time, in addition to the fact that they demand didactic resources that enable them to learn while playing and that are simple enough and easy to handle. There are several educational robots on the market that can assist in teaching programming to children. This type of robot can help make learning more interesting, joyful and fun to this age group. Therefore, it is not limited to the development of programming skills. Thus, this work aimed to better understand the characteristics of these robots so that an educational robot programmable by voice commands could be developed. The robot is designed for children from 3 to 6 years old and can be used both to facilitate the learning of concepts related to programming and to make the teaching of other concepts / disciplines relevant to this age group. The prototype developed worked fully as expected and proved to be a very promising tool for educators interested in innovations that can improve children's learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectMecatrônica (projeto)pt_BR
dc.subjectAutomação industrialpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRobôspt_BR
dc.subjectLinguagem de programaçãopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleProgramando por voz: reconhecimento de fala aplicado em um robô educacionalpt_BR
dc.title.alternativeVoice programming: speech recognition applied to an educational robotpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MECATRONICA IvanRoberto Ferraz_TCC PROGRAMANDO POR VOZ RECONHECIMENTO DE FALA.pdf
  Restricted Access
1.42 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.