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Título: Análise e estratégia de jogo em futebol de robôs virtual
Título(s) alternativo(s): Analysis and game strategy in virtual robot soccer
Autor(es): GUIA, Gabriel Arruda
BRITO, Igor Bento de
GANAKA, Lucas Soiti da Silva
Orientador(es): KITANI, Edson Caoru
Outro(s) contribuidor(es): KITANI, Edson Caoru
CELIBERTO JUNIOR, Luiz
CARVALHO, Murilo Zanini de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mecatrônica (projeto);Automação industrial;Robôs;Tecnologia;Visão computacional;Comunicação digital;Futebol
Data do documento: 11-Dez-2020
Editor: 160
Referência Bibliográfica: GUIA, Gabriel Arruda; BRITO, Igor Bento de; GANAKA, Lucas Soiti da Silva. Análise e estratégia de jogo em futebol de robôs virtual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecatrônica Industrial) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 63 f. il.
Resumo: Resumo Esse trabalho foi concebido originalmente com o propósito de demonstrar os conceitos de visão computacional através da sua aplicação no futebol de robôs da categoria IEEE Very Small Size. O projeto consiste na elaboração de um sistema de visão computacional utilizando a biblioteca OpenCV para realizar a aquisição dos dados de posição da bola e dos robôs dentro de um campo de futebol, a transmissão desses dados para os robôs por meio de uma comunicação WIFI baseada no protocolo MQTT, e por fim a execução da estratégia de jogo programada utilizando os dados recebidos, entretanto devido a pandemia de COVID-19 foi necessário suprimir a parte de montagem e testes práticos, optando assim pelo desenvolvimento da estratégia e realização dos testes por meio do software de simulação da FIRA. Abstract This work was originally conceived with the purpose of demonstrating the concepts of computer vision through its application in the soccer of robots of the IEEE Very Small Size category. The project consists of the elaboration of a computer vision system using the OpenCV library to carry out the acquisition of the position data of the ball and robots within a soccer field, the transmission of this data to the robots through a WIFI communication based on the protocol MQTT, and finally the execution of the programmed game strategy using the data received, however due to the pandemic of COVID-19 it was necessary to suppress the part of assembly and practical tests, thus opting for the development of the strategy and performance of the tests through the FIRA simulation software.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38008
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



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