Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37971
Título: Massa verde das culturas forrageira: mombaça e massai na unidade escolar Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, no Município de Jales – SP
Título(s) alternativo(s): Green mass from forage crops: mombasa and massai grasses at the Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho school unit, in the municipality of Jales, São Paulo
Autor(es): SILVA, Anny Vitória Borges da
PEREIRA, Leonardo Fernandes
GARCIA, Vinicius Martelo Martins
Orientador(es): RODRIGUES, Ana Paula Bote
Outro(s) contribuidor(es): RODRIGUES, Ana Paula Bote
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Plantas forrageiras;Cultivo de plantas
Data do documento: 26-Nov-2024
Editor: 073
Referência Bibliográfica: SILVA, Anny Vitória Borges da; PEREIRA, Leonardo Fernandes; GARCIA, Vinicius Martelo Martins. Massa verde das culturas forrageira – Mombaça e Massai na unidade escolar Etec dr. José Luiz Viana Coutinho, no município de Jales – SP, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Agropecuária) - Escola Técnica de Jales "Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho", Jales, 2024.
Resumo: O objetivo geral do projeto foi observar a produtividade de massa verde das culturas (Mombaça e Massai) na área da escola. Foi obtido concluir todos os seguintes objetivos: Preparar o Solo; Implantar as Culturas; Manjar a cultura; colher e pesar as amostras; analisar os dados obtidos. Nesse projeto foi realizado todas as recomendações necessárias para ter um bom desenvolvimento de ambas culturas sem a utilização de insumos agrícola para melhoramento da produção e sim para a correção caso aja a necessidade. O projeto foi utilizado a pesquisa bibliográfica, explicativa e comparativa através do estudo de caso com base em informações coletas dos professores na unidade escolar Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho, e o senhor Jorge Luiz que é gerente de uma fazenda no qual faz o plantio dessas culturas, a área total do projeto foi de 42m² dividido em dois canteiros de 9,40m de comprimento e 2m de largura totalizando 19m² cada canteiro feito, ambos teve o mesmo tipo de tratamento para se realizar o plantio e para ter uma melhor análise comparativa entre os dois. Contudo foi concluído que a cultura do Massai teve melhor adaptabilidade nessa área da escola, ou seja, teve melhor desenvolvimento com os nutrientes presentes nesse tipo de solo, ocasionando na maior quantidade de massa verde produzida
The general objective of the project was to observe the green mass productivity of the crops (Mombasa and Massai) in the school area. It was achieved to complete all of the following objectives: Prepare the Soil; Implement the Crops; Delicate the culture; take and weigh the samples; analyze the data obtained. In this project, all the necessary recommendations were made to have a good development of both crops, without the use of agricultural inputs to improve production, but for correction if necessary. The project was used bibliographic, explanatory and comparative research through the case study based on information collected from teachers at the Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho school unit, and Mr. Jorge Luiz who is the manager of a farm in which he plants these crops, the total area of the project was 42m² divided into two beds of 9.40m long and 2m wide, totaling 19m² each bed made, Both had the same type of treatment to carry out the planting and to have a better comparative analysis between the two. However, it was concluded that the Massai crop had better adaptability in this area of the school, that is, it had better development with the nutrients present in this type of soil, causing a greater amount of green mass produced.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37971
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agropecuária_2024_anny_vitória_borges_da_silva_massa_verde_das_culturas_forrageiras.pdf4.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.