Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRÓES, Marco Aurélio-
dc.contributor.authorFENELON, Giovanny-
dc.contributor.authorARAÚJO, Gustavo Gandra de-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Vinicius Senra-
dc.contributor.otherFRÓES, Marco Aurélio-
dc.contributor.otherSALVO JUNIOR, Orlando de-
dc.contributor.otherDALBO, Fernando Garup-
dc.date.accessioned2025-11-05T17:40:59Z-
dc.date.available2025-11-05T17:40:59Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.citationFENELON, Giovanny; ARAÚJO, Gustavo Gandra de; RODRIGUES, Vinicius Senra. Conversão do freio de estacionamento mecânico convencional para eletromecânico como acessório aftermarket. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 94 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37963-
dc.description.abstractRESUMO Como Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvemos um sistema de freio de estacionamento acionado por um botão para o automóvel Volkswagen Gol geração 5 (2008-2012), buscando atender os requisitos de funcionalidade, confiabilidade, praticidade e segurança. Devido aos efeitos da pandemia de COVID-19, o grupo optou em comum por acordo com o orientador Marco Aurélio Fróes em desenvolver um protótipo em bancada, tendo em mente que o sistema pode ser aplicado no veículo Gol geração 5 posteriormente. ABSTRACT As a Course Completion Work, we have developed a parking brake triggered by a button in a Volkswagen Gol generation 5 (2008-2012) vehicle, complying with all working, reliability, practicality and safety requirements. Due to the effects of the COVID-19 pandemic, the group, in agreement with the advisor Marco Aurélio Fróes, chose to develop a bench prototype, keeping in mind that the system can be applied in the Gol generation 5 vehicle later.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica Automobilísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectMecânica automobilísticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectEngenharia automotivapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectDispositivos eletrônicospt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleConversão do freio de estacionamento mecânico convencional para eletromecânico como acessório aftermarketpt_BR
dc.title.alternativeConversion of conventional mechanical parking brakes to electromechanical ones as an aftermarket accessorypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.