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dc.contributor.advisorRIBOLLA, Adriano-
dc.contributor.authorMERIZIO, Enrico Diniz-
dc.contributor.otherRIBOLLA, Adriano-
dc.contributor.otherMORIOKA, Carlos Alberto-
dc.contributor.otherDALBO, Fernando Garup-
dc.date.accessioned2025-11-04T20:30:09Z-
dc.date.available2025-11-04T20:30:09Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.identifier.citationMERIZIO, Enrico Diniz. A relação entre a vela de ignição e as emissões de gases poluentes em um motor Ciclo Otto. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 107 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37927-
dc.description.abstractRESUMO O desenvolvimento deste trabalho tem como finalidade apresentar a vela de ignição, sua função, seus componentes e sua evolução ao longo da história, que sempre esteve diretamente relacionada à evolução dos motores de combustão interna ciclo Otto. De maneira geral, a evolução dos motores de combustão interna ciclo Otto, sempre ocorreu, buscando uma diminuição da emissão de poluentes (gases nocivos à saúde provenientes do processo de combustão da mistura ar/combustível), uma melhora da eficiência energética e um aumento de performance. A vela de ignição, componente importantíssimo no processo de combustão, evoluiu ao longo dos anos, e especialmente nos últimos anos com a utilização de metais nobres em sua composição. O presente trabalho é uma revisão de conceitos do sistema de ignição, com foco na vela de ignição, seus tipos e materiais, mas especialmente como este componente imprescindível do sistema de ignição pode influenciar na redução da emissão de poluentes de um motor de combustão interna ciclo Otto. ABSTRACT The development of this work aims to present the spark plug, its function, its components, and its evolution along history, which has always been directly related to the evolution of the Otto cycle internal combustion engines. In general, the development of Otto cycle internal combustion engines has consistently occurred, seeking for a reduction in the emission of pollutants (harmful to health gases from the air/fuel mixture combustion process), improvement in energy efficiency, and an increase in performance. The spark plug, a crucial component in the combustion process, has advanced over the years, and mainly in recent years with the use of noble metals in its composition. The present work is a review of concepts of the ignition system, focused on the spark plug, its types and materials, but especially how this essential component of the ignition system can influence the reduction of pollutant emissions from an Otto cycle internal combustion engine.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica Automobilísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectMecânica automobilísticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectMotores ciclo ottopt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectGases - emissãopt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleA relação entre a vela de ignição e as emissões de gases poluentes em um motor Ciclo Ottopt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between the spark plug and pollutant gas emissions in an Otto cycle enginept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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