Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMACEDO, Paulo Cesar de-
dc.contributor.authorBENATTI, Gabriel Wisky-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Matheus Dimaicon-
dc.contributor.authorKAWANO, Olavo Mello-
dc.contributor.otherMACEDO, Paulo Cesar de-
dc.contributor.otherMORAES, Marcos Roberto de-
dc.contributor.otherMACEDO, Rita de Cássia Catini de-
dc.date.accessioned2025-11-04T18:27:11Z-
dc.date.available2025-11-04T18:27:11Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationBENATTI, Gabriel Wisky; FIGUEIREDO, Matheus Dimaicon; KAWANO, Olavo Mello. Sistema de Gestão Acadêmica para Instituições de Ensino Superior. 2025. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim, Mogi Mirim, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37896-
dc.description.abstractPara o desenvolvimento um sistema de qualquer natureza, é fundamental levar em conta as necessidades dos usuários. Uma aplicação que não segue tal premissa será fortemente criticada e possivelmente fadada ao fracasso. Este trabalho acadêmico tem como objetivo desenvolver de um novo sistema de gestão acadêmico com foco nos docentes da FATEC Arthur de Azevedo. A proposta surge da necessidade de atualizar as ferramentas atualmente utilizadas, assim como disponibilizar novos recursos, considerando que os docentes foram devidamente consultados sobre suas demandas. Por meio de uma pesquisa de campo realizada no segundo semestre de 2024 sobre a dificuldade e alta de recursos no atual sistema, foram identificados pontos de melhoria no SIGA, destacando também as dificuldades no lançamento de faltas, no upload de documentos e materiais de aula e na organização de documentos após o envio. Diante dos pontos de melhoria no atual sistema de gestão, é apresentado o desenvolvimento de uma aplicação web, por meio de linguagens de programação atuais com interfaces modernas e intuitivas e acessível através de navegadores, visando maior eficiência e uso no sistema de gestão acadêmico e promovendo uma comunicação mais eficaz entre a instituição, docentes e alunospt_BR
dc.description.abstractTo develop a system of any nature, it is essential to consider the needs of users. An application that does not follow this premise will be heavily criticized and possibly doomed to failure. This academic work aims to develop a new academic management system focused on teachers at FATEC Arthur de Azevedo. The proposal arises from the need to update the tools currently used, as well as make new resources available, considering that teachers were duly consulted about their demands. Through a field survey carried out in the second half of 2024 on the difficulty and high resource requirements in the current system, points for improvement in SIGA were identified, also highlighting the difficulties in recording absences, uploading documents and class materials, and organizing documents after submission. Given the points for improvement in the current management system, the development of a web application is presented, using current programming languages with modern and intuitive interfaces and accessible through browsers, aiming at greater efficiency and use in the academic management system and promoting more effective communication between the institution, teachers, and students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher163pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de software (educação)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleSistema de gestão acadêmicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TG2 - SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA.pdf
  Restricted Access
TG - SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA1.76 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.