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dc.contributor.advisorAOKI, Suely Midori-
dc.contributor.authorPECCHIA, Bruno Fantozzi-
dc.contributor.authorTANO, Pedro Henrique Vespero-
dc.contributor.authorMIYAI, Willian Koga-
dc.contributor.otherAOKI, Suely Midori-
dc.contributor.otherPUGLIA, Luiz Vasco-
dc.contributor.otherPUGLIA, Pietro Trevisanello-
dc.date.accessioned2025-11-04T16:26:04Z-
dc.date.available2025-11-04T16:26:04Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationPECCHIA, Bruno Fantozzi; TANO, Pedro Henrique Vespero; MIYAI, Willian Koga. Sistema anti-turbo lag (SATL). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Mecânica Automobilística) - Faculdade de Tecnologia de Santo André, Santo André, 2020. 62 f. il.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37871-
dc.description.abstractRESUMO Os turbocompressores foram introduzidos nos motores para melhorar a eficiência de combustão, jogando um ar mais pressurizado e turbilhonado para o motor, criando assim a condição perfeita para a estequiometria e queima dentro da câmara de combustão. O grande problema do turbocompressor é o turbo lag, que consiste no tempo que o turbocompressor demora para gerar a pressão devido à faixas de rotação em que não há pressão o suficiente. Esse problema, em veículos comerciais, tende a ser mais perceptível devido a geometria maior dos turbos, portanto, tendo em vista essa necessidade, a proposta de projeto da equipe é criar um sistema que recicla e redireciona esse ar pressurizado para antes do compressor, diminuindo bem o efeito desse atraso durante a operação do veículo. ABSTRACT Turbochargers were introduced in the engines to improve combustion efficiency, throwing more pressurized and eddy air into the engine, thus creating a perfect condition for stoichiometry, and burning inside the combustion chamber. The biggest problem with this system is the turbo lag, which is the time it takes for the turbocharger to generate pressure due to the speed range at which there is not enough pressure. This problem, in commercial vehicles, tends to be more noticeable due to the larger geometry of the turbos, therefore, in view of this need, the team`s project proposal is to create a system that recycles and redirects this pressurized air to before the compressor, decreasing well the effect of this delay during a vehicle operation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica Automobilísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher160pt_BR
dc.subjectMecânica automobilísticapt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectTurbomotorespt_BR
dc.subjectMotores dieselpt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleSistema anti-turbo lag (SATL)pt_BR
dc.title.alternativeAnti-turbo lag system (ATLS)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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