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Title: Percepções da mulher mãe no mercado de trabalho
Other Titles: Perceptions of the mother woman in the job market
Authors: POMPERMAYER, Helena Barbosa Dominici
type of document: Artigo científico
Keywords: Trabalho - sociologia
Issue Date: 2019
Publisher: 004
Citation: POMPERMAYER, Helena Barbosa Dominici. Percepções da mulher mãe no mercado de trabalho. Revista Tecnológica da Fatec Americana, Americana. v.7, n.1, p.1-18, mar.2019/out.2019. Disponível em: http://https://fatecbr.websiteseguro.com/revista/index.php/RTecFatecAM/article/view/214
Series/Report no.: R.Tec.FatecAM, Americana, v.7, n.1, p.1-18, mar.2019/out.2019;
Abstract: O presente artigo estuda a mulher-mãe no mercado de trabalho e as suas percepções a respeito de variáveis do ambiente em que está inserida. A justificativa é devido a vivência pessoal da autora, uma representante dessa fatia de mulheres-mães inseridas no mercado de trabalho, e a necessidade de se registrar o novo processo do funcionamento da sociedade atual a respeito do tema e as dificuldades e as percepções dessas mulheres. Com o objetivo de apresentar os dados e pesquisas existentes sobre o tema, através da revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo que atraiu uma amostra de 101 mulheres. O método de coleta possibilitou um tratamento qualitativo das respostas obtidas, permitindo uma análise profunda para se comparar com a literatura. A mulher ao longo da história da humanidade foi conquistando o seu espaço e direitos no mercado de trabalho, mas hoje o cenário ainda está em evolução e existem adaptações a serem feitas para receberem o novo formato de vida das pessoas e formação das famílias. De acordo com os resultados obtidos foram elaborados gráficos e analisadas as justificativas dadas pelas mulheres a respeito dos questionamentos. Os resultados foram diversificados e possibilitaram uma rica análise. As opiniões expressadas pelas mulheres parecem não ser enviesadas por fatores socioeconômicos. As justificativas evidenciam que os fatores culturais que influenciam suas percepções.
The present paper studies the mother woman in the labor market and her perceptions regarding the variables of the environment in which she is inserted. The justification is due to the personal experience of the author, a representative of this share of women mothers in the labor market, the need to register the new process of the current society on the subject and record the difficulties and perceptions of these women. With the objective of presenting the data and existing research on the subject, through the bibliographic review and a field research that attracted a sample of 101 women. The collection method allowed a qualitative treatment of the answers obtained, allowing a deep analysis to be bought with the literature. Women throughout the history of mankind have been conquering their space and rights in the labor market, but today the scenario is still evolving and there are adaptations to be made to receive the new format of people's lives and family formation. According to the results obtained, graphs and descriptions of the justifications given by the women regarding the questions were elaborated. The results were diverse and enabled a rich analysis. The opinions expressed by women do not seem to be biased by socioeconomic factors. In their justifications there are evident cultural factors that influence their perceptions
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3756
ISSN: 2446-7049
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