Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37540Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | FERNANDES, Edilene Gasparini | - |
| dc.contributor.author | CARVALHO JÚNIOR, Mário Alves de | - |
| dc.contributor.other | LUVIZARI-MURAD, Lidiane Hernandez | - |
| dc.contributor.other | TEIXEIRA, Patrícia Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T18:06:23Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T18:06:23Z | - |
| dc.date.issued | 2025-07-07 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO JÚNIOR, Mário Alves de. O acolhimento de alunos com Síndrome de Down e Espectro Autista dentro da Fatec Rio Preto: reflexões importantes: reflexões importantes. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37540 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho analisa práticas pedagógicas inclusivas voltadas para alunos com deficiência cognitiva, como a Síndrome de Down, e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no contexto do ensino superior, com foco nos cursos da Fatec Rio Preto. A pesquisa aborda o papel dos professores na promoção de uma educação equitativa e acessível, destacando o uso de metodologias ativas adaptadas, como recursos táteis, auditivos e tecnologias assistivas. Por meio de revisão bibliográfica e investigação empírica, são discutidas as principais barreiras à inclusão, tanto estruturais quanto atitudinais, além das percepções docentes. Os resultados apontam que a formação continuada dos professores, o fortalecimento das políticas públicas inclusivas e o engajamento institucional são fundamentais para a construção de um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. Conclui-se que a atuação sensível e proativa dos docentes, aliada ao suporte adequado, é essencial para transformar a sala de aula em um espaço de pertencimento e aprendizado significativo para todos os estudantes. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This study analyzes inclusive pedagogical practices aimed at students with cognitive disabilities, such as Down syndrome, and students with Autism Spectrum Disorder (ASD), within higher education, specifically in the context of Fatec Rio Preto. It examines the role of teachers in promoting equitable and accessible education, emphasizing the use of adapted active methodologies, such as tactile, auditory resources and assistive technologies. Through bibliographic review and empirical analysis, the study discusses the main barriers to inclusion both structural and attitudinal as well as teachers’ perceptions. The results indicate that continuous teacher training, the strengthening of inclusive public policies, and institutional commitment are essential for building a truly inclusive educational environment. The research concludes that a sensitive and proactive teaching approach, combined with adequate support, is crucial to transforming the classroom into a space of belonging and meaningful learning for all students. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 121 | pt_BR |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Síndrome de down | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
| dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | O acolhimento de alunos com síndrome de down e espectro autista dentro da Fatec Rio Preto: reflexões importantes | pt_BR |
| dc.title.alternative | The inclusion of students with down syndrome and autism spectrum disorder at Fatec Rio Preto: important reflections | pt_BR |
| dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| informaticanegocios_2025_1_marioalvesdecarvalhojunior_oacolhimentodealunoscomsindromededowneesp.pdf | 433.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.