Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37480Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | SOUZA, Mariângela Catelani | - |
| dc.contributor.author | DONIZETTI, Gislaine Rangel Padilha | - |
| dc.contributor.other | CARLSON FILHO, Carlos Magnus | - |
| dc.contributor.other | OLIVEIRA, Jean Batista de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-28T22:18:06Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-28T22:18:06Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
| dc.identifier.citation | DONIZETTI, Gislaine Rangel Padilha. Educação digital: o uso do Google Drive no setor da rede pública de ensino. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) – Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37480 | - |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como foco examinar como o uso do Google Drive pode contribuir para o aprimoramento da gestão educacional na rede pública, com ênfase na organização de materiais didáticos e no estímulo à colaboração entre docentes e discentes. Adotando uma metodologia qualitativa e exploratória, a pesquisa evidencia as vantagens do uso dessa ferramenta digital, como a facilitação na gestão de conteúdos e o incentivo ao trabalho colaborativo em tempo real. Contudo, também foram identificados obstáculos, como a limitação da infraestrutura tecnológica e a carência de formação continuada para os educadores. O estudo mostra como a integração do Google Drive com outras plataformas digitais, pode melhorar o uso conforme as necessidades pedagógicas de cada turma e a implementação de ambientes híbridos de aprendizagem. A conclusão ressalta a relevância de investimentos em infraestrutura, formação docente e integração tecnológica para ampliar os benefícios da plataforma e apoiar a modernização da gestão educacional nas escolas públicas. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This study aims to examine how Google Drive can enhance educational management in public schools, focusing on the organization of teaching materials and the encouragement of collaboration between teachers and students. Employing a qualitative and exploratory approach, the research highlights the advantages of using this digital tool, such as streamlined content management and the promotion of real-time collaborative practices. Nonetheless, the study also identifies challenges, including limited technological infrastructure and the ongoing need for teacher training. It points to improvement strategies, such as integrating Google Drive with other digital platforms, tailoring its use to meet specific educational needs, and adopting hybrid learning environments. The conclusion underscores the importance of investing in infrastructure, professional development, and digital integration to fully leverage Google Drive’s potential and foster modernization and efficiency in public educational management. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 121 | pt_BR |
| dc.subject | Computação em nuvem | pt_BR |
| dc.subject | Educação. | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada de professor | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | Educação digital: o uso do Google Drive no setor da rede pública de ensino | pt_BR |
| dc.title.alternative | Digital education: the use of Google Drive in the public education sector | pt_BR |
| dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| informaticanegocios_2025_1_gislainerangelpadilhadonizetti_educacaodigitalousodogoogledrivenose.pdf | 399.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.