Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTRAINA, Antônio Fernando-
dc.contributor.authorREZENDE, Túlio Marcos Navarro de-
dc.contributor.otherTRAINA, Antônio Fernando-
dc.contributor.otherHATTORI, Jorge Luis Takahashi-
dc.contributor.otherLUCAS, Carlos Alberto-
dc.date.accessioned2025-10-28T18:52:19Z-
dc.date.available2025-10-28T18:52:19Z-
dc.date.issued2014-06-04-
dc.identifier.citationREZENDE, Túlio Marcos Navarro de. Implementação de sistemas de realidade aumentada em dispositivos móveis, 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Analise de Desenvolvimento de Sistemas) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37443-
dc.description.abstractA aplicação de Realidade Aumentada (RA) já se tornou bastante comum em campanhas publicitárias, que utilizam desta técnica como uma forma de atrair e interagir melhor com seu cliente. Mas normalmente a criação de aplicações de RA exige um grande conhecimento técnico, levando as agências publicitárias a terem que contratar serviço de terceiros, o que gera um maior custo final para seus clientes. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é buscar meios para que o processo de criação de aplicações em RA, voltadas a campanhas publicitárias, possam ser criadas dentro das próprias agências, possibilitando a elas oferecer um novo recurso tecnológico a seus clientes, sem gerar custos muito elevados. Identificando as principais características da realidade aumentada, conhecendo e compreendendo as principais ferramentas e práticas de desenvolvimento desta tecnologia para Android, como foco na área de publicidade. E como principais resultados foram criados guias de desenvolvimento de RA para Android, definindo melhores práticas e ferramentas para tornar simples este procedimento, bem como desenvolver um protótipo utilizando desta tecnologia.pt_BR
dc.description.abstractThe application of Augmented Reality (AR ) has become quite common in advertising campaigns , using this technique as a way to attract and interact better with your customer . But usually the creation of AR applications require great technical knowledge , taking advertising to have to hire third-party service agencies , which generates a higher final cost to their customers . Thus, the objective of this research is to seek ways to make the process of creating applications in RA , focused on advertising campaigns can be created within the agencies themselves . Enabling them to offer their customers a new technological feature without generating high costs. Identifying the main characteristics of augmented reality , knowing and understanding the key tools and practices for developing this technology to Android , focus in advertising . And as the main results of developing RA for Android guides were created by defining best practices and tools to make this simple procedure , as well as developing a prototype using this technology .pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectComputação gráficapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleImplementação de sistemas de realidade aumentada em dispositivos móveispt_BR
dc.title.alternativeImplementation of augmented reality systems on mobile devicespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÚLIO MARCOS DE REZENDE NAVARRO.pdf
  Restricted Access
3.24 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.