Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37126
Title: SelfLearn: inovação educacional para o ENEM
Other Titles: SelfLearn: educational innovation for ENEM
Authors: RODRIGUES, Julio Davi Marques
NASCIMENTO, Kayon Antonio Tenorio
SILVA, Liss Laine Barbosa da
MORAES, Luiz Gustavo Alves Paulino de
SANTOS, Rafaela Agnes de Sá dos
ASSIS, Vinícius Marucci de
Advisor: BENINE, Joseli Marise
type of document: Monografia
Keywords: Informática;Plataforma digital;Desenvolvimento de software (educação);TECNOLOGIAS DIGITAIS;Web sites;Educação
Issue Date: 2023
Publisher: 139
Citation: RODRIGUES, Julio Davi Marques; NASCIMENTO, Kayon Antonio Tenorio; SILVA, Liss Laine Barbosa da; et al. SelfLearn: inovação educacional para o ENEM. 2023. Trabalho de conclusão de Curso (Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) – Etec Tenente Aviador Gustavo Klug, Pirassununga, 2023.
Abstract: O presente artigo aborda a concepção e desenvolvimento da plataforma educacional SelfLearn, um empreendimento inovador da empresa CyberMind Innovations (CMI). Inicialmente, contextualiza-se o cenário empreendedor no Brasil, destacando a importância do empreendedorismo e apresentando a equipe, nomenclatura e logotipo da CMI. No capítulo sobre o estudo teórico para o ENEM, são exploradas as complexidades do ensino médio, vestibulares e a prova do ENEM. Destaca-se a dificuldade em absorver conteúdo teórico, especialmente considerando a diversidade desorganizada de informações disponíveis na internet. No segmento dedicado a projetos similares, o artigo compara o SelfLearn com plataformas existentes, como Brainly, Edmodo e Moodle, ressaltando a inovação do projeto diante do atual cenário educacional na web. O capítulo "O Rumo da CMI Iluminado Pelo Planejamento" analisa dados de satisfação do público-alvo, abordando a utilidade prática do estudo, a auto explicação como ferramenta central e a resolução do problema do conteúdo desconexo na internet. Além disso, o artigo esboça o projeto, apresenta suas funcionalidades, destaca a segurança de dados, esquematiza o plano de negócios e descreve as linguagens e tecnologias utilizadas (PHP, HTML5, JavaScript, MySQL e CSS). Em "SelfLearn: A Face da Plataforma Educacional", são apresentadas a ideia geral e a missão do software, delineando suas funcionalidades, objetivos atuais e oferecendo um tour pelas diversas partes da aplicação. Essa seção proporciona uma visão abrangente do SelfLearn como uma solução inovadora para a preparação eficaz para o ENEM, integrando métodos práticos de estudo, síntese de conteúdos e umaabordagem segura e centrada no usuário. O artigo conclui com uma visão geral do impacto esperado do SelfLearn no cenário educacional, destacando seu potencial para melhorar a eficiência e a qualidade do estudo para o ENEM, fornecendo uma ferramenta valiosa para os estudantes brasileiros. Palavras-chave: empreendedorismo; plataforma educacional; ENEM; inovação; educação online; auto explicação; estudo prático; projeto educacional; tecnologias web; planejamento estratégico; ensino médio; vestibular.
This article explores the conception and development of the educational platform SelfLearn, an innovative venture by the company CyberMind Innovations (CMI). Initially, it contextualizes the entrepreneurial scenario in Brazil, emphasizing the significance of entrepreneurship and introducing the team, nomenclature, and logo of CMI. In the chapter on theoretical study for ENEM, the complexities of high school, entrance exams, and the ENEM test are examined. The difficulty of absorbing theoretical content is highlighted, especially considering the disorganized diversity of information available on the internet. In the section dedicated to similar projects, the article compares SelfLearn with existing platforms like Brainly, Edmodo, and Moodle, emphasizing the project's innovation in the current educational web scenario. The chapter "The Course of CMI Illuminated by Planning" analyzes satisfaction data from the target audience, addressing the practical utility of the study, self-explanation as a central tool, and the resolution of the problem of disconnected content on the internet. Additionally, the article outlines the project, presents its functionalities, highlights data security, outlines the business plan, and describes the languages and Technologies used (PHP, HTML5, JavaScript, MySQL, and CSS). In "SelfLearn: The Face of the Educational Platform," the overall idea and mission of the software are presented, outlining its functionalities, current objectives, and offering a tour of the various partsof the application. This section provides a comprehensive view of SelfLearn as an innovative solution for effective preparation for ENEM, integrating practical study methods, content synthesis, and a secure, user-centric approach. The article concludes with an overview of the expected impact of SelfLearn on the educational landscape, highlighting its potential to improve the efficiency and quality of ENEM study, providing a valuable tool for Brazilian students. Keywords: entrepreneurship; educational platform; ENEM; innovation; online education; self explanation; practical study; educational project; web technologies; strategic planning; high school; entrance exam.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37126
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.