Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/370
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRANCO, Luciene Maria Garbuio Castello | pt.br |
dc.contributor.author | SILVA, Gabriel Bissoli Rodrigues da | |
dc.contributor.other | FERREIRA, Marcelo da Costa | pt.br |
dc.contributor.other | CAVALCANTE, Wagner Siqueira | pt.br |
dc.date.accessioned | 2017-06-12T14:32:02Z | |
dc.date.available | 2017-06-12T14:32:02Z | |
dc.date.issued | 2016-07-04 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Gabriel Bissoli Rodrigues da. Ferramentas de comunicação em MMOs, 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/370 | |
dc.description.abstract | Com a evolução da internet e dos componentes gráficos dos computadores, foi possível a criação de jogos complexos, grandes e com números de usuários nunca antes vistos. Os chamados Massively Multiplayer Online Games, ou Jogos Massivos para Multijogadores Online (MMOs), fornecem aos usuários a experiência de se conectar em mundos virtuais online, persistentes ou não, simultaneamente com inúmeras pessoas através do globo. O usuário, por seus próprios esforços, pode elevar seu avatar, ou personagem, até os níveis mais altos e cumprir todos os seus objetivos. Porém, muitas vezes somente os esforços de um único jogador não são suficientes para superar os desafios desses jogos, então se fazem necessárias parcerias, grupos, guildas, para que, enfim, com a força dos números, os jogadores possam derrotar até o mais forte inimigo. Entretanto, pode não ser tão simples atingir esses objetivos em grupo, pois os MMOs podem ser muito complexos com sistemas de partidas onde cada ação é decisiva e cada segundo é contado, onde todos os esforços, se não coordenados, são em vão. Assim sendo, existem casos em que é imprescindível que esses jogadores se comuniquem de forma efetiva enquanto estejam formando um grupo, para que possam atingir os melhores resultados e todos se beneficiem da aliança. Este trabalho demonstra as formas de comunicação que são fornecidas pelos MMOs para que os jogadores se comuniquem, analisando os sites, manuais e fóruns de dois jogos selecionados para essa pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | 004 | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Internet - rede de computadores | pt_BR |
dc.subject.other | Informação e Comunicação | |
dc.title | Ferramentas de comunicação em MMOs | pt_BR |
dc.title.alternative | Communication tools in MMOs | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20161S_SILVAGabrielBissoliRodriguesda_CD2603.pdf Restricted Access | 1.48 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.