Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36994
Title: Contêineres à deriva: uma análise do problema sob a luz da tecnologia
Other Titles: Drift containers: a technological analysis of the problem
Authors: SANTOS, Juliana Vitória
SOUZA, Walter Pereira de
Advisor: OLIVA, Flávio Alberto
type of document: Artigo Científico
Keywords: Logística;Transporte marítimo;Perda de carga
Issue Date: 20-May-2025
Publisher: 157
Citation: SANTOS, Juliana Vitória; SOUZA , Walter Pereira de. Contêineres à deriva: uma análise do problema sob a luz da tecnologia. Orientador: Flávio Alberto Oliva. 2025. 12 f. Artigo de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, SP, 2025.
Abstract: O problema dos contêineres perdidos no mar é uma questão global que tem impactos significativos no meio ambiente e na economia. Anualmente, estima-se que mais de dez mil contêineres sejam perdidos no mar, representando riscos para a segurança marítima e levantando preocupações sobre a poluição duradoura e os danos à vida marinha. As causas para as perdas de contêineres são diversas e incluem condições meteorológicas severas, inadequação da amarração dos contêineres, falhas estruturais dos navios e erros humanos. Este estudo explora as medidas para aprimorar a segurança e o monitoramento de contêineres, destacando a importância de tecnologias avançadas e regulamentação internacional para mitigar esse problema. O trabalho foi desenvolvido por meio der revisão bibliográfica sobre a logística de contêineres e os incidentes relacionados às perdas no mar. Esta revisão envolveu a consulta a livros, artigos científicos, relatórios de organizações marítimas e publicações de instituições relevantes na área de segurança e transporte marítimo bem como uma análise de dados secundários, utilizando relatórios de incidentes marítimos disponibilizados por organizações internacionais. A aplicação de tecnologias avançadas como dispositivos de rastreamento em tempo real, sistemas de identificação por radiofrequência e o uso de inteligência artificial nas operações de monitoramento de cargas representa um avanço significativo na busca pela excelência operacional e na prevenção de incidentes
Container loss at sea is a global issue that has significant environmental and economic impacts. It is estimated that over ten thousand containers are lost at sea each year, posing risks to maritime safety and raising concerns about long term pollution and harm to marine life. The causes of container losses are diverse and include severe weather conditions, inadequate container securing, ship structural failures and human error. This study explores measures to improve container safety and monitoring, highlighting the importance of advanced technologies and international regulations to mitigate this problem. The work was developed through a literature review on container logistics and incidents related to losses at sea. This review involved consulting books, scientific articles, reports from maritime organizations and publications from relevant institutions in the area of maritime safety and transport, as well as an analysis of secondary data, using maritime incident reports made available by international organizations. The application of advanced technologies such as real-time tracking devices, radio frequency identification systems and the use of artificial intelligence in cargo monitoring operations represents a significant advance in the search for operational excellence and incident prevention.
Description: Artigo apresentado no Congresso de Iniciação Cientifica – CIC, em 2025 e publicado na Revista Alomorfia, v. 9, n. 2, ed. esp. 2025. pag. 128-147. Disponível em: https://www.alomorfia.com.br/index.php/alomorfia/issue/view/36/23
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36994
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaoempresarial_2025_01_julianavsantos_conteineresaderiva.pdf
  Restricted Access
499.67 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.