Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3695
Title: Satisfação no ambiente de trabalho: estudo de caso com servidores públicos do CIEP Professor Octavio Cesar Borghi.
Other Titles: Satisfaction at work: case study with CIEP civil servants Professor Octavio Cesar Borghi.
Authors: VELOSO SOBRINHO, Ane Karolaine
Advisor: POMPEU, Ricardo Bertoni
Other contributor: MOREIRA, Carlos Augusto Amaral
ARCE, Enrique Viana
type of document: Monografia
Keywords: Administração de recursos humanos;Sociologia organizacional
Issue Date: 19-Jun-2019
Publisher: 004
Citation: VELOSO SOBRINHO, Ane Karolaine. Satisfação no ambiente de trabalho: estudo de caso com servidores públicos do CIEP Professor Octavio Cesar Borghi., 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2019
Abstract: Com o intuito de aferir o nível de satisfação dos servidores Públicos Municipais de Americana, alocados na Secretaria de Educação, especificamente no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) PROFESSOR OCTAVIO CESAR BORGHI, foram abordados, através de questionário aberto (adaptado) da EST (Escala de Satisfação no Trabalho) de Siqueira (2008), o grau de satisfação em relação aos colegas de trabalho, salário, promoção, natureza do trabalho e chefia, foram estudadas uma amostra de 22 (vinte e dois) funcionários, entre eles a equipe gestora da unidade, professores (as), segurança, cozinheiras, auxiliares de cozinha e serventes. Através de tal abordagem, pode-se perceber a indiferença no trabalho existente na maioria dos entrevistados. Assim buscamos, através de autores como Siqueira (2008), Robbins (2005), Chiavenato (2004, 2007, 2015), Vroom (1995), Bergamini (1991, 2010), identificar os fatores que influenciam na satisfação dos servidores públicos so CIEP PROFESSOR OCTAVIO CESAR BORGHI. Como metodologia foi utilizada as pesquisas bibliográficas, além de natureza exploratória com abordagem tanto quantitativa, quanto qualitativa, com o intuito de realizar um estudo de caso amplo e de fácil entendimento.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/3695
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20191S_VELOSOAneKarolaine_OD-0628.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.