Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36872
Title: Plano de negócios: espelho, espelho meu
Other Titles: Business Plan: Mirror, Mirror on the Wall
Authors: SOUZA, Cristian Borba Valladão de
JESUS, Diana Cris Costa de
LOPES, Elizete do Carmo
BITENCOURT, Natalia Dias
Advisor: UZAE, Luciana Magalhães de Resende
ROMEIRO, Vanda Marques Burjaili
type of document: Plano de Negócios
Keywords: Empreendedorismo;Vestuário
Issue Date: 1-Dec-2017
Publisher: 151
Citation: JESUS, Diana Cris Costa de et al. Plano de negócios: espelho, espelho meu, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Prof. Ídio Zucchi - Bebedouro, SP, 2017.
Abstract: O plano de negócio é uma ferramenta de suma importância para aquele que almeja ter sucesso como empreendedor, elaborando seu plano de ação de maneira clara e organizada, o planejamento é fundamental para a organização obter êxito auxiliando o empreendedor na aquisição de informações para a construção e aspectos do projeto, tais como custos, investimentos e potencial de retorno. Além disso, disponibiliza a oportunidade de analisar a viabilidade de abertura do novo negócio através de uma pesquisa de mercado. O presente estudo aborda a análise da viabilidade de abertura de um comércio varejista no setor de confecções na cidade de Bebedouro - SP. Na realização deste estudo os autores apresentam a nova empresa frente ao mercado de confecções de Bebedouro, conceito de organização, mercado (fornecedores, clientes e concorrentes), organização do negócio, plano de marketing e vendas, equipe gerencial, plano financeiro, plano de crescimento e por fim a pesquisa de mercado. Uma pesquisa de mercado foi realizada através de levantamento de dados primários (questionário), quando foi possível estabelecer dados socioeconômicos dos potenciais clientes e mercadológicos que apontam suas preferências e comportamento no momento de compra. ABSTRACT A business plan is a vital tool for those aspiring to succeed as entrepreneurs. It allows them to develop a clear and organized action plan. Planning is essential for the organization's success, helping the entrepreneur acquire information for the construction and project aspects, such as costs, investments, and potential returns. Furthermore, it provides the opportunity to analyze the feasibility of opening a new business through market research. This study analyzes the feasibility of opening a retail clothing store in the city of Bebedouro, São Paulo. In this study, the authors present the new company's context within the Bebedouro clothing market, including its organizational concept, market (suppliers, customers, and competitors), business structure, marketing and sales plan, management team, financial plan, growth plan, and, finally, market research. Market research was conducted through primary data collection (questionnaires), which enabled the establishment of socioeconomic and market data on potential customers, indicating their preferences and purchasing behavior.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36872
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tecnicoemadministracao_2017_dianaccdejesus_planodenegociosespelhoespelhomeu.pdf
  Restricted Access
2.52 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.