Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMELO JÚNIOR, Tadeu Artur de-
dc.contributor.authorPAZ, Fernanda de Souza-
dc.date.accessioned2025-10-20T16:20:53Z-
dc.date.available2025-10-20T16:20:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPAZ, Fernanda de Souza. Reaproveitamento de materiais para custear o fundo de responsabilidade social em uma distribuidora de Franca, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial) - Fatec Franca. “Dr. Thomaz Novelinho”, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36842-
dc.description.abstractA escassez de recursos é uma realidade para o mundo atual. Conceitos envolvendo sustentabilidade e reciclagem se tornaram importantes referência para cidadãos e empresas. Gestão ambiental é uma atividade que envolve ações de planejamento, análise e busca de melhorias, realizadas com o objetivo de reduzir, eliminar, ou compensar danos ambientais ou problemas causados por ações humanas. Responsabilidade social é a atividade que se descreve pela ligação ética e confiável da organização com toda a sociedade. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta para criação de um programa de responsabilidade social em uma empresa de distribuição de produtos, que tem como público alvo o comércio varejista. Essa atividade será baseada na venda de materiais descartáveis, que podem servir como fonte de renda para projeto envolvendo o público interno da empresa, e por extensão, seus familiares e colegas. Para tanto, a metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica exploratória e através da coleta de dados será feito uma análise qualitativa e quantitativa. Dessa forma, a aplicação dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social auxiliará a empresa X a reduzir custos através da aplicação de boas práticas, além de promover o uso estratégico de marketing.pt_BR
dc.description.abstractResource scarcity is a reality in today's world. Concepts involving sustainability and recycling have become important references for citizens and businesses. Environmental management is an activity that involves planning, analysis, and the pursuit of improvements, carried out with the aim of reducing, eliminating, or compensating for environmental damage or problems caused by human actions. Social responsibility is the activity described by the organization's ethical and trustworthy connection with society as a whole. The objective of this paper is to present a proposal for the creation of a social responsibility program in a product distribution company, whose target audience is the retail trade. This activity will be based on the sale of disposable materials, which can serve as a source of income for a project involving the company's internal audience, and by extension, their families and colleagues. To this end, the methodology used is based on exploratory bibliographic research, and through data collection, a qualitative and quantitative analysis will be performed. Thus, applying the concepts of sustainability and social responsibility will help Company X reduce costs through the implementation of best practices, in addition to promoting the strategic use of marketing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher109pt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleReaproveitamento de materiais para custear o fundo de responsabilidade social em uma distribuidora de Francapt_BR
dc.title.alternativeReusing materials to fund the social responsibility fund at a distributor in Francapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAZ, Fernanda de Souza.pdf
  Restricted Access
579.01 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.