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dc.contributor.advisorPOLIZELI, Paloma de Fátima-
dc.contributor.authorMOREIRA, Vitória Fernandes-
dc.contributor.authorPEDRA, Júlia Dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Bruna Miranda Alves-
dc.date.accessioned2025-10-16T19:21:26Z-
dc.date.available2025-10-16T19:21:26Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.citationMOREIRA, Vitória Fernandes; PEDRA, Júlia Dos Santos; SILVA, Bruna Miranda Alves. Estratégias de gestão no setor de micro e pequenas empresas em Caraguatatuba durante e pós pandemia (Covid-19). Trabalho de conclusão de curso (Técnico em administração integrado ao ensino médio). ETEC de Caraguatatuba. Caraguatatuba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36790-
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19, que teve início em 2020, trouxe desafios sem precedentes para as micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil, que representam 99% das empresas do país e são responsáveis por 55% dos empregos formais. Durante os primeiros meses de lockdown, 83% das microempresas registraram quedas significativas em seu faturamento, levando muitas a fechar temporariamente ou até mesmo encerrar suas atividades. No entanto, a resiliência e a capacidade de adaptação dessas empresas foram notáveis. As MPEs que conseguiram se reinventar adotaram estratégias como a digitalização, a criação de lojas virtuais e a implementação de serviços de delivery. O uso de tecnologias digitais e marketing online tornou-se essencial para manter a operação e alcançar novos clientes. Além disso, o trabalho remoto se consolidou como uma prática comum, proporcionando flexibilidade e aumentando a eficiência. O apoio governamental, por meio de linhas de crédito e isenções fiscais, foi crucial para a sobrevivência de muitas empresas.pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemic, which began in 2020, brought unprecedented challenges to micro and small companies (MSEs) in Brazil, which represent 99% of the country's companies and are responsible for 55% of formal jobs. During the first months of lockdown, 83% of micro-enterprises recorded significant drops in their revenue, leading many to temporarily close or even cease their activities. However, the resilience and adaptability of these companies was remarkable. The MSEs that managed to reinvent themselves adopted strategies such as digitalization, the creation of virtual stores and the implementation of delivery services. The use of digital technologies and online marketing essential to maintain operations and reach new customers. Furthermore, remote work has established itself as a common practice, providing flexibility and increasing efficiency. Government support, through lines of credit ad tax exemptions, was crucial for the survival of many companies.en
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher213pt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleEstratégias de gestão no setor de micro e pequenas empresas em Caraguatatuba durante e pós pandemia (Covid-19)pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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