Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVASCONCELLOS, Francielli Mahnic de-
dc.contributor.authorBRITO, Ana Maria-
dc.contributor.authorBARBOSA, Carolina Araujo-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Fabiana Fernandes do-
dc.contributor.authorSANTOS, Giovana-
dc.contributor.authorDOMINGUES, Juliana Fernandes-
dc.contributor.otherVASCONCELLOS, Francielli Mahnic de-
dc.date.accessioned2025-10-09T23:51:50Z-
dc.date.available2025-10-09T23:51:50Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationBRITO, A. M. et al. Descarte de medicamento vencidos: desafios e estratégias de educação em saúde. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia) – Etec Profª Carmelina Barbosa, Dracena, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36569-
dc.description.abstractO descarte inadequado de medicamentos no lixo comum ou rede de esgoto, pode levar a contaminação da água e do solo, assim como os rios, lagos e águas subterrâneas, e indiretamente os alimentos. A orientação adequada quanto ao correto destino desses medicamentos é de extrema importância e o que norteou este estudo. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi analisar as características organizacionais do trabalho da dispensação de medicamentos, e ao correto descarte e sua relevância do técnico de farmácia nesse processo. Trata-se de uma revisão qualitativa e descritiva da literatura. Nesse tipo de pesquisa, o responsável pela análise das informações coletadas é o próprio pesquisador. Os métodos qualitativos processam os dados para encontrar seu significado, usando a percepção do fenômeno em seu contexto como sua espinha dorsal. Os métodos qualitativos visam capturar a aparência e a essência dos fenômenos, explicar suas origens, mudanças e relações e determinar suas consequências. O modelo elimina técnicas e métodos estatísticos porque os pesquisadores se concentram em características mais complexas e não quantificáveis, como comportamento, expressão e sentimento. Nesse caso, o método de obtenção dos dados não é tão rigoroso e objetivo, apenas de orientar aos mesmos, para que possamos dar o destino correto aos medicamentos.pt_BR
dc.description.abstractThe process and guidance for disposing of medications has become the main activity in shift work and is increasingly complex in terms of care in healthcare environments, in essence, for pharmacy technicians. Given the above, the objective of this study is to analyze the organizational characteristics of medication dispensing work and the importance of the pharmacy technician. This is a qualitative and descriptive review of the literature. The method used to write this article is bibliographic review. In this type of research, the person responsible for analyzing the information collected is the researcher himself. Qualitative methods process data to find its meaning, using perception of the phenomenon in its context a its backbone. Qualitative methods aim to capture the appearance and essence of phenomena, explain their origins, changes and relationships, and determine their consequences. The model eliminates statistical techniques and methods because researchers focus on more complex and unquantifiable characteristics such as behavior, expression, and feeling. In this case, the method of obtaining data is not so rigorous and objective, just to guide them, so that we can give the medicines the correct destination.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Farmáciapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher052pt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectDescarte de medicamentospt_BR
dc.subjectContaminação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherAmbiente e Saúdept_BR
dc.titleDescarte de medicamento vencidos: desafios e estratégias de educação em saúdept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.