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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36420
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | BERGAMINI, Marcelo de Carvalho | - |
dc.contributor.author | COSTA, José Luiz Moreira da | - |
dc.contributor.other | FRANÇA, Edilon de Oliveira | - |
dc.contributor.other | SANTOS, Rener Washington Mariano dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T13:14:52Z | - |
dc.date.available | 2025-10-08T13:14:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, J. L. M. Caracterização de um eixo de transmissão, com ensaios microestrutural, mecânico e controle dimensional. 2023. Monografia (Curso Superior de Tecnologia Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36420 | - |
dc.description.abstract | O eixo de Transmissão do motor de um carro, geralmente é confeccionado em aço carbono de médio ou alto teor de carbono, ou em Ferro fundido, devido as propriedades mecânicas destes materiais. Estes materiais apresentam uma alta resistência ao torque, boa capacidade trabalho, oferecendo resistência ao desgaste, além de propriedades de terem boa resistência a corrosão (no caso deste item, corrosão devido ao contato de água e óleo). É sabido, que estes materiais podem ser determinados a sua composição química, ou mesmo sua identificação, por meio de vários ensaios mecânicos laboratoriais, como por exemplo, metalografia, ensaio de dureza, verificação de composição química via espectrômetro. Além disso, por ser um eixo que passou por 04 anos de trabalho, para depois ser efetuado a troca do componente, é possível verificar seu desgaste de trabalho, suas condições atuais, por meio de ensaios não destrutivos, como por exemplo líquido penetrante (lavável a agua e fluorescente), além de inspeção visual e controle dimensional. A Faculdade de tecnologia de Pindamonhangaba, possui excelentes condições para que estes ensaios sejam executados, além de que, a formação do curso superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem, tem como finalidade, formar um profissional apto, para executar todos estes ensaios e também interpretação dos resultados dos mesmos. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa, foi aplicar estes conhecimentos adquiridos ao longo do curso, para determinação exata, de qual material, foi fabricado o eixo do comando do cabeçote do motor, emitindo os resultados de todos estes ensaios, citados anteriormente. Todos os ensaios citados neste resumo, foram executados conforme orientação técnica do orientador do trabalho de graduação, além do auxílio dos Auxiliares de Docentes, que têm o conhecimento prático dos laboratórios. Após a execução de todos os ensaios forma interpretados os resultados, podendo afirmar que o componente mecânico em questão estudado, pode afirmar que o material usado na fabricação foi o ferro fundido. Nesta monografia procurou-se agregar informações, mostrando se que o aprendizado teórico, somado com as práticas laboratoriais, são de suma importância, visto que é um trabalho totalmente prático, executado em 90º executado nos laboratórios da própria faculdade. Este trabalho também visa agregar um auxílio aos alunos do Curso de Mecânica: processos de Soldagem, para que possam efetuar trabalhos práticos, visto que o Tecnólogo é um profissional que atua tanto na gestão do processo, podendo também atuar de forma operacional, devido ao conhecimento da execução prática dos ensaios mecânicos, realizados nesta monografia. | pt_BR |
dc.description.abstract | The camshaft of the head of the engine of a car is usually made of carbon steel of medium or high carbon content, or cast iron, due to the mechanical properties of these materials. These materials have a high resistance to torque, good working capacity, offering wear resistance, as well as properties of having good corrosion resistance (in the case of this item, corrosion due to the contact of water and oil). It is known that these materials can be determined their chemical composition, or even their identification, by means of various laboratory mechanical tests, such as metallography, hardness test, verification of chemical composition via spectrometer. In addition, because it is a shaft that has gone through 04 years of work, to then be made the change of the component, it is possible to verify its work wear, its current conditions, by means of non-destructive tests, such as penetrating liquid (water-washable and fluorescent), as well as visual inspection and dimensional control. The Faculty of Technology of Pindamonhangaba has excellent conditions for these tests to be performed, in addition to that, the training of the higher course of Technology in Mechanics: Welding Processes aims to train a professional able, to perform all these tests and also interpretation of the results of the same. Therefore, the general objective of this research was to apply this knowledge acquired throughout the course, for exact determination, of which material, was manufactured the shaft of the command of the engine head, emitting the results of all these tests, mentioned above. All the essays mentioned in this abstract were performed according to the technical guidance of the supervisor of the undergraduate work, in addition to the help of the Teaching Assistants, who have the practical knowledge of the laboratories. After the execution of all the tests form interpreted the results, being able to affirm that the mechanical component in question studied, can affirm that the material used in the manufacture was the cast iron. In this monograph we tried to add information, showing that theoretical learning, added to laboratory practices, are of paramount importance, since it is a totally practical work, performed in 90º executed in the laboratories of the college itself. This work also aims to add an aid to the students of the Mechanics Course: Welding processes, so that they can perform practical work, since the Technologist is a professional who acts both in the management of the process, and can also act in an operational way, due to the knowledge of the practical execution of the mechanical tests, carried out in this monograph. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 133 | pt_BR |
dc.subject | Inspeção do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Ensaios não destrutivos | pt_BR |
dc.subject.other | Controle de Processos Industriais | pt_BR |
dc.title | Caracterização de um eixo de transmissão, com ensaios microestrutural, mecânico e controle dimensional | pt_BR |
dc.title.alternative | Characterization of a drive shaft, with microstructural, mechanical and dimensional control tests | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de conclusão de curso |
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