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dc.contributor.advisorNEVES, Vinicius Moreira das-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Guilherme Friedenreich Cavalcanti de-
dc.contributor.authorLODO, Leonardo Alves da Silva-
dc.contributor.authorFERREIRA, Marcelo de Jesus-
dc.contributor.authorIGUAL, Pedro Henrique Cardoso-
dc.contributor.authorSANTOS, Victor Plácido dos-
dc.contributor.otherNEVES, Vinicius Moreira das-
dc.contributor.otherORTEGA, Roberto Aljona-
dc.contributor.otherSILVA, Melise Pereira Lopes da-
dc.date.accessioned2025-09-29T21:33:26Z-
dc.date.available2025-09-29T21:33:26Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Guilherme Friedenreich Cavalcanti de; LODO, Leonardo Alves da Silva; FERREIRA, Marcelo de Jesus; IGUAL, Pedro Henrique Cardoso; SANTOS, Victor Plácido dos. Trecho intransitável na Transamazônica. 2025. Monografia (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual Prof.ª Maria Cristina Medeiros, Centro Paula Souza, Ribeirão Pires (SP), 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36159-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa os impa ctos logísticos, sociais e ambientais da Rodovia Transamazônica (BR -230), tendo e m foco o trecho en tre as cidades de Uruará e Placas, no sudoeste do Pará, este trecho tem aproximadamente 60 km de extensão e bastante relevante para a região, neste trecho passa produtos importan tes como agropecuários (soja, milho, gado) e madeireiros, ele também é uma via bastante utilizada para chegar ao porto de Santarém. O TCC propõe a pavimentação com paralelepípedos como alternativa ao asfalto. Utilizando estudo de caso, com análise qualitativa e coleta de dados sobre infraestrutura, cad eias produtivas e mobilidade, o estudo revela que a precariedade da rodovia, agravada no período chuvoso, compromete o transporte de bens essenciais e isola comunidades, aumenta o custos logístico, o preço do frete e automaticamente aumenta os preços gerais como mantimentos e outras mercadorias essenciais para a população local. A pavimentação com paralelepípedos é apresentada co mo solução de menor custo ao longo do te mpo, ten do maior durabilidade e menor impacto a mbiental, promovendo eficiência logística e desenvolvimento regional. Conclui -se que essa alternativa fortalece a econo mia local e a integração so cial, com recomendações para investimentos públicos. Palavras-chave: Logística; Infraestrutura; Transamazônica; Pavimentação; Sustentabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis Final Course Work (TCC) analyzes the logistical, social, and environmental impacts of the Trans-Amazonian Highway (BR-230), focusing on the section between the cities of Uruará and Placas, in southwestern Pará. This section is approximately 60 km long and highly relevant to the region. This section carries important agricultural products (soybean, corn, cattle) and timber. It is also a widely used route to reach the port of Santarém. The TCC proposes paving with cobblestones as an alternative to asphalt. Using a case study, qualitative analysis, and data collection on infrastructure, production chains, and mobility, the study reveals that the precariousness of the highway, exacerbated during the rainy season, compromises the transportation of essential goods and isolates communities. It increases logistical costs and freight costs, and automatically raises general prices for groceries and other essential goods for the local population. Cobblestone paving is presented as a lower-cost solution over time, offering greater durability and less environmental impact, promoting logistical efficiency and regional development. It is concluded that this alternative strengthens the local economy and social integration, with recommendations for public investment. Keywords: Logistics; Infrastructure; Trans-Amazonian Highway; Paving; Sustainability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher141pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleTrecho intransitável na Transamazônicapt_BR
dc.title.alternativeImpassable section of the Transamazônicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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