Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Marchione dos Reis-
dc.contributor.authorCABRAL, Axel Fujita-
dc.contributor.authorFRAGA, Emerson Luiz Almeida-
dc.contributor.authorMAIA, Luiz Fernando Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Vitor Hugo Marques dos-
dc.contributor.authorRODRIGUES, Walter Sebastian Marciano-
dc.contributor.authorGONÇALVES, Wedley da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-19T18:25:08Z-
dc.date.available2025-09-19T18:25:08Z-
dc.date.issued2025-06-24-
dc.identifier.citationSoluções sustentáveis para o transporte marítimo: combustíveis alternativospt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35977-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a evolução dos sistemas de propulsão marítima e os desafios contemporâneos relacionados à transição para combustíveis alternativos no setor naval. A pesquisa destaca a trajetória histórica das embarcações, desde os primeiros meios de navegação movidos a remo e vela até a adoção dos motores a combustão interna e sistemas híbridos. A partir da contextualização do uso intensivo de combustíveis fósseis, analisa-se o impacto ambiental da navegação moderna, sobretudo no que se refere à emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa. Frente à crescente demanda por soluções sustentáveis, o estudo investiga o potencial de alternativas como gás natural liquefeito (GNL), hidrogênio, amônia e metanol, discutindo suas vantagens e limitações técnicas, econômicas e operacionais. O trabalho também examina o papel da infraestrutura portuária na viabilização dessa transição energética e aponta perspectivas para o futuro da logística marítima sob uma ótica ambientalmente responsável.pt_BR
dc.description.abstracthis study addresses the evolution of maritime propulsion systems and the current challenges related to the transition to alternative fuels in the naval sector. The research highlights the historical trajectory of vessels, from early navigation methods powered by oars and sails to the adoption of internal combustion engines and hybrid systems. Based on the widespread use of fossil fuels, the environmental impact of modern navigation is analyzed, especially concerning the emission of air pollutants and greenhouse gases. In response to the growing demand for sustainable solutions, the study explores the potential of alternatives such as liquefied natural gas (LNG), hydrogen, ammonia, and methanol, discussing their technical, economic, and operational advantages and limitations. The work also examines the role of port infrastructure in enabling this energy transition and outlines future perspectives for maritime logistics from an environmentally responsible standpoint.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher122pt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectPropulsãopt_BR
dc.subjectCombustíveis alternativospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subject.otherInfraestruturapt_BR
dc.titleSoluções sustentáveis para o transporte marítimo: combustíveis alternativospt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.