Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35969
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDOMINGUES, Maria José-
dc.contributor.authorSILVA, Jane Karina Nascimento-
dc.contributor.authorBARROS, Lívia Miranda-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mayara Julia Silva de-
dc.contributor.authorFONSECA, Yasmin de Oliveira Matos-
dc.date.accessioned2025-09-19T18:20:31Z-
dc.date.available2025-09-19T18:20:31Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Jane Karina; BARROS, Lívia Miranda; OLIVEIRA, Mayara Julia Silva de; FONSECA, Yasmin de Oliveira. Dificuldades encontradas pelas pequenas empresas no mercado competitivo atual. 2022. 18 f. Monografia ( Curso de Curso Técnico de Administração), Etec Dona Escolástica Rosa, Santos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35969-
dc.description.abstractO presente levantamento parte da importância do planejamento para o empreendedorismo. Atualmente, em meio a tantos problemas enfrentados no Brasil, pode-se dividir a classe empreendedora entre os que enxergam uma oportunidade para realização pessoal ou os que têm interesse em empreender por necessidade. Dentre os objetivos da pesquisa estão o de enumerar os principais motivos pelos quais as pequenas empresas não têm durabilidade no mercado e identificar as características necessárias para que uma pequena empresa se consolide. Diante dessa indagação, foi direcionado um questionário quanti – qualitativo contendo 4 perguntas com a finalidade de avaliar quais dificuldades encontradas pelos empreendedores em busca de abrir um negócio e estabilizar - se no mercado. Os resultados obtidos demonstraram que grande parte dos avaliados, atualmente, não são empreendedores, mas em algum momento da vida já cogitaram a ideia de empreender e, em um ranking de dificuldades para abrir um negócio foram pontuados, a falta de planejamento, a gestão financeira e cursos específicos sobre o nicho e a administração.pt_BR
dc.description.abstractThis survey is based on the importance of planning for entrepreneurship. Currently, in the midst of so many problem faced in Brazil, the entrepreneurial class can be divided among those who see an opportunity to perform personnel or what they are interested in undertaking out of necessity. Among the objectives of the research are to enumerate the main reasons why small companies do not have durability in the market and identify the necessary characteristics for a small company to consolidate. Faced with this inquiry, it was a quanti - qualitative directed questionnaire containing 4 questions in order to evaluate what difficulties encountered by entrepreneurs in search of opening a business and stabilizing - if in the market. The results showed that most of the evaluated are not currently entrepreneurs, but at some point in life have already considered the idea of undertaking and, in a ranking of difficulties to open a business were scored, the lack of planning, financial management and specific courses on niche and administration.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Administraçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher122pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleDificuldades encontradas pelas pequenas empresas no mercado competitivo atualpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administração_2022_1_janekarina_dificuldadesencontradas_pelas_pequenas_empresas.pdf350.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.