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dc.contributor.advisorCASTRO, Elias Ribeiro de-
dc.contributor.authorRIBEIRO, Caio Herrera-
dc.contributor.authorFERNANDES, Flávio de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-09-15T17:45:01Z-
dc.date.available2025-09-15T17:45:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Caio Herrera; FERNANDES, Flávio de Oliveira. A comunicação da asdetur: diagnóstico e construção de uma política de comunicação para uma associação de turismo rural, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia Agronegócio) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35838-
dc.description.abstractO presente trabalho procurou estudar as bases da Comunicação Organizacional Integrada, com o objetivo de estudar a comunicação existente na Associação dos Empresários de Turismo Rural de Mogi das Cruzes e, dessa forma, propor um plano mínimo de comunicação para a entidade. Em específico, a pesquisa buscou compreender os princípios do associativismo, e do mercado de turismo rural, observando os pontos fortes e fracos da ASDETUR, para então propor uma política de comunicação. Partindo de um questionamento inicial, sobre quais seriam as melhores estratégias para contribuir com a comunicação da organização, a pesquisa, de viés qualiquantitativo, realizou entrevistas com os responsáveis pela instituição, além de aplicar um formulário para os associados; por fim, os dados foram analisados utilizando-se a ferramenta de Análise SWOT, conforme os preceitos da comunicação integrada. Como resultado, foram propostas algumas ações, nas modalidades interna e institucional, bem como a elaboração de uma política de comunicação, apresentado e aprovado pela ASDETUR. À guia de conclusão, as estratégias definidas buscam criar uma imagem de marca sólida da associação, posicionando-a estrategicamente no mercado do turismo rural.pt_BR
dc.description.abstractThe present work sought to study the bases of Integrated Organizational Communication, with the objective of studying the existing communication in the Association of Rural Tourism Entrepreneurs of Mogi das Cruzes and, in this way, proposing a minimum communication plan for the entity. Specifically, the research sought to understand the principles of associations and the rural tourism market, observing the strengths and weaknesses of Asdetur, to then propose a communication policy. Starting from an initial question, about what would be the best strategies to contribute to the organization's communication, the research, with a qualitative and quantitative bias, carried out interviews with those responsible for the institution, in addition to applying a form for members; Finally, the data was analyzed using the SWOT Analysis tool, according to the precepts of integrated communication. As a result, some actions were proposed, in internal and institutional modalities, as well as the elaboration of a communication policy, presented and approved by Asdetur. In conclusion, the defined strategies seek to create a solid brand image for the association, strategically positioning it in the rural tourism market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Agronegóciopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher184pt_BR
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.otherRecursos Naturaispt_BR
dc.titleA comunicação da asdetur: diagnóstico e construção de uma política de comunicação para uma associação de turismo ruralpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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