Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCARAMELLO, Érika Fernanda-
dc.contributor.authorSANTOS, Milena Lima dos-
dc.contributor.authorFERNANDES, Raiane dos Santos-
dc.contributor.authorSOUSA, Rebeka Aguiar de-
dc.contributor.otherVALENZUELA, Sandra Trabucco-
dc.contributor.otherLOBIANCO, José Luís Barboza-
dc.date.accessioned2025-09-10T21:43:12Z-
dc.date.available2025-09-10T21:43:12Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Milena Lima dos. Booktalk: transformando a experiência de leitura através da conexão online. 2024. Relatório técnico (Curso Superior de Tecnologia em Design de Mídias Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, Carapicuíba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35748-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o BookTalk, uma junção de uma comunidade virtual de leitores através de um aplicativo para celular. Como produzir um aplicativo para smartphone que reúna leitores e livros para troca de informações? Para responder isso, tem como objetivo, apresentar o conceito de comunidade de leitores, como eles se agrupam digitalmente e suas diferentes formas ao longo do tempo, bem como apresentar como é um aplicativo em quesitos técnicos, são os objetivos específicos deste trabalho. O tema foi escolhido devido às experiências negativas que os aplicativos para leitores proporcionaram. Existe um grande interesse pela leitura na nossa sociedade e apesar do índice baixo de leitores, ter uma comunidade que consiga filtrar e recomendar diversas obras é de suma importância para que o estímulo da leitura continue e se expanda. A metodologia de pesquisa é baseada na utilização de obras publicadas por Manuel Portela (2001), Henry Jenkins (2022), Jakob Nielsen (1994), Manuel Castells (2009), Rubens Borba de Moraes (1979), matérias e blogs da internet. Comparações da experiência de usuário entre os concorrentes, com foco no Skoob e o protótipo do BookTalk. Ao longo do tempo, as formas de consumir conteúdo se adaptaram à tecnologia, e a leitura não ficou de lado. É possível suprir as expectativas do público de leitores que buscam conexões e praticidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper explores BookTalk, a virtual community of readers created through a mobile app. How can we create a smartphone app that brings readers and books together to exchange information? To answer this question, the specific objectives of this paper are to introduce the concept of a reader community, how they group together digitally and their different forms over time, as well as to present the technical aspects of an app. The topic was chosen due to the negative experiences that reader apps have generated. There is a great interest in reading in our society, and despite the low readership rate, having a community that can filter and recommend diverse works is crucial to ensuring continued and expanded reading. The research methodology is based on works published by Manuel Portela (2001), Henry Jenkins (2022), Jakob Nielsen (1994), Manuel Castells (2009), and Rubens Borba de Moraes (1979), as well as articles and blogs from the internet. User experience comparisons between competitors, focusing on Skoob and the BookTalk prototype. Over time, content consumption methods have adapted to technology, and reading hasn't been left behind. It's possible to meet the expectations of readers seeking connection and convenience.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Design de Mídias Digitaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher143pt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleBooktalk: transformando a experiência de leitura através da conexão onlinept_BR
dc.title.alternativeBooktalk: Transforming the Reading Experience Through Online Connectionpt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.