Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35628
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CANELLA, Victor Borges | - |
dc.contributor.author | JESUS, Gabriel Delatim Marcondes de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ingrid Felix da | - |
dc.contributor.author | SAMPEL, Veronica dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-05T18:25:24Z | - |
dc.date.available | 2025-09-05T18:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Gabriel Delatim Marcondes de; SILVA, Ingrid Felix da; SAMPEL, Veronica dos Santos. Impactos dos projetos sociais na redução da evasão escolar na zona leste de São Paulo, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35628 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa os impactos dos projetos sociais na redução da evasão escolar na Zona Leste de São Paulo, fenômeno complexo influenciado por fatores socioeconômicos, culturais e educacionais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, contou com entrevistas semiestruturadas com uma professora da rede pública e uma gestora de projeto social local. As principais causas do abandono escolar identificadas incluem a necessidade de contribuir com a renda familiar, gravidez precoce, envolvimento com o crime e dificuldades de aprendizagem, especialmente em leitura. O estudo destaca a importância de ações proativas por parte das escolas, como atividades pedagógicas mais atrativas, reforço escolar e incentivo à participação familiar. A parceria com projetos sociais aparece como ferramenta complementar eficaz, promovendo acolhimento, atividades extracurriculares e formação cidadã. A interação contínua entre escola e comunidade – incluindo pais, líderes comunitários e organizações locais – fortalece a construção de uma rede de apoio ao desenvolvimento educacional e social dos jovens. Ressalta-se também a necessidade de políticas públicas integradas, voltadas à realidade dos estudantes de baixa renda. A conclusão do estudo reforça que combater a evasão escolar exige uma abordagem multidimensional, envolvendo escola, família, poder público e sociedade civil organizada. Projetos sociais, quando articulados à rede de ensino, demonstram eficácia na redução das taxas de abandono, criando um ambiente educacional mais inclusivo e acolhedor. Valorizar a formação docente, fortalecer vínculos comunitários e personalizar estratégias pedagógicas são medidas essenciais para garantir o direito à educação e promover a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo) | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Impactos dos projetos sociais na redução da evasão escolar na zona leste de São Paulo | pt_BR |
dc.title.alternative | Impacts of social projects on reducing school dropout rates in the east zone of São Paulo | pt_BR |
dc.type | Artigo Científico | pt_BR |
dcterms.publisher | Polo de ensino à distância - 002 - FATEC São Paulo (Bom Retiro - São Paulo) | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
G203_gestaoempresarial_2025_1_gabrieldelatimmarcondesdejesus_impactosdosprojetossociais.pdf Restricted Access | 217.79 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
G203_gestaoempresarial_2025_1_gabrieldelatimmarcondesdejesus_impactosdosprojetossociais_TA.pdf Restricted Access | 186 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.