Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35569
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZORZO, Adalberto-
dc.contributor.authorMACHADO, Douglas José-
dc.contributor.authorCAMPOS, Rafael Lins Pires de-
dc.contributor.otherRINALDI, Fernando Cesar-
dc.contributor.otherCORREA, Rafael Vinicius Costa-
dc.date.accessioned2025-09-04T18:55:07Z-
dc.date.available2025-09-04T18:55:07Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationMACHADO, Douglas José, CAMPOS, Rafael Lins Pires de. Os benefícios do centro de serviços compartilhados (CSC) em uma transportadora: um estudo de caso aliado à revisão de literatura, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35569-
dc.description.abstractEste estudo analisa os impactos da implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na Transac Transportes Rodoviários LTDA, com foco em governança, padronização de processos e eficiência operacional. Utilizando uma abordagem qualitativa, o trabalho combinou estudo de caso e revisão de literatura, empregando análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores e avaliação de indicadores internos. Os resultados foram expressivos: redução de 20% no tempo de processamento de requisições, 15% nos custos administrativos e melhoria de 30% na precisão dos dados financeiros. Essas descobertas destacam a capacidade do CSC de eliminar gargalos, recursos de otimização e fornecimento de informações gerenciais confiáveis, aspectos cruciais no setor de transportes rodoviários de combustível, caracterizados por margens reduzidas. Além dos ganhos operacionais, o estudo revelou um aumento de 85% na satisfação dos colaboradores, impulsionado por uma gestão da mudança eficaz, com comunicação clara e engajamento da liderança. Apesar dos desafios iniciais, como a resistência dos funcionários, a governança estruturada e o uso de indicadores de desempenho (KPIs) foram determinantes para o sucesso do CSC. Uma pesquisa demonstra que o CSC não apenas reduz custos, mas também eleva a competitividade e fortalece a cultura organizacional. Este trabalho contribui para o entendimento do CSC no setor de transportes, oferecendo insights práticos para gestores que buscam eficiência e inovação.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the impacts of implementing a Shared Services Center (SSC) at Transac Transportes Rodoviários LTDA, focusing on governance, process standardization, and operational efficiency. Using a qualitative approach, the research combined a case study with a literature review, employing document analysis, semi-structured interviews with managers and employees, and the evaluation of internal performance indicators. The results were significant: a 20% reduction in request processing time, a 15% decrease in administrative costs, and a 30% improvement in the accuracy of financial data. These findings highlight the SSC’s ability to eliminate bottlenecks, optimize resources, and provide reliable management information — crucial aspects in the fuel road transportation sector, which is characterized by tight profit margins.In addition to operational gains, the study revealed an 85% increase in employee satisfaction, driven by effective change management, clear communication, and leadership engagement. Despite initial challenges, such as employee resistance, structured governance and the use of performance indicators (KPIs) were decisive factors for the SSC’s success.The research demonstrates that the SSC not only reduces costs but also enhances competitiveness and strengthens organizational culture. This work contributes to a better understanding of SSC operations within the transportation sector, offering practical insights for managers seeking efficiency and innovationpt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectLogística (armazenagem)pt_BR
dc.subjectEmpresas de transportespt_BR
dc.subjectPrestação de serviçopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleOs benefícios do centro de serviços compartilhados (CSC) em uma transportadora: um estudo de caso aliado à revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeThe benefits of a shared services center (SSC) in a transportation company: a case study combined with a literature reviewpt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20251S_Douglas José Machado_OD2677.pdf
  Restricted Access
933.33 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Douglas José Machado.pdf
  Restricted Access
1.08 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Rafael Lins Pires de Campos.pdf
  Restricted Access
1.09 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.