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dc.contributor.advisorCUNHA, Christiano França da-
dc.contributor.authorFRANCO, Priscilla Souza-
dc.contributor.otherCARVALHO FILHO, Sérgio Morais-
dc.contributor.otherDELMONT FILHO, Odilon-
dc.date.accessioned2025-09-03T21:51:12Z-
dc.date.available2025-09-03T21:51:12Z-
dc.date.issued2015-06-24-
dc.identifier.citationFRANCO, Priscilla Souza. O marketing dos frigoríficos brasileiros: estudo multicasos. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35534-
dc.description.abstractO mercado da carne bovina brasileira tem ganhado grandes proporções durante os últimos anos, o país possui o maior rebanho do mundo. Dessa forma, o país torna-se um produtor de grande porte, consequentemente lidera os outros aspectos mercadológicos como: exportação, abates, consumo, ter outros. Do mesmo modo em que o mercado da carne foi crescendo, os frigoríficos cresceram junto com o mercado e a concorrência aumentou cada vez mais. Para essas empresas se destacarem umas das outras, os frigoríficos passaram a investir no marketing, alguns com grandes campanhas, outros de forma diferentes, como os frigoríficos que fazem parte desse estudo: a JBS e a Marfrig. Ambos os frigoríficos buscam investir no marketing institucional e no de produtos, no entanto cada um da sua forma e com sua linha de produtos. A pesquisa utilizada para realizar esse estudo foi descritiva, com orientação de um questionário, com o objetivo de avaliar como essas empresas se comportam no mercado, as estratégias utilizadas por elas e principalmente qual o marketing utilizado e como essa ferramenta é utilizada pelos frigoríficos. Com a pesquisa, pôde-se observar que os dois frigoríficos analisados possuem as mesmas estratégias de marketing, porém cada um utiliza conforme suas necessidades, objetivos e metas.pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian beef market has gained huge proportions in recent years, the country has the largest herd in the world. Thus, the country becomes a major producer, thus leading the other market aspects as: export slaughter, consumption, have others. Similarly where the meat market was growing, refrigerators grew along with the market and competition has increased more and more. For these companies stand out from one another, refrigerators began to invest in marketing, some with major campaigns, others of different shape, such as refrigerators that are part of this study: JBS and Marfrig. Both refrigerators seek to invest in institutional marketing and products, however each of its form and its product line. The survey used to perform this study was descriptive, with guidance from a questionnaire in order to assess how these companies behave in the market, the strategies used by them and especially what marketing used and how this tool is used by refrigerators. Through research, it was observed that the two analyzed refrigerators have the same marketing strategies, but each uses as their needs, objectives and goals.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectIndústria de alimentospt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleO marketing dos frigoríficos brasileiros: estudo multicasospt_BR
dc.title.alternativeThe marketing of Brazilian meatpacking companies: a multi-case studypt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
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