Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35445
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMACHADO, Andreia de Oliveira Machado-
dc.contributor.authorQUINTINO, Cesar Augusto Jangarelli-
dc.contributor.authorBRITO, Luciane Priscila Nunes de-
dc.contributor.otherLOPES, Fabiano Cesar-
dc.contributor.otherSANTOS JUNIOR, Nazor dos-
dc.date.accessioned2025-09-02T19:11:10Z-
dc.date.available2025-09-02T19:11:10Z-
dc.date.issued2025-06-20-
dc.identifier.citationQUINTINO, Cesar Augusto Jangarelli; BRITO, Luciane Priscila Nunes de. A utilização de ferramentas de business intelligence (B.I.) na precificação. – SP, 2025. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão em tecnologia da informação). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35445-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o papel das ferramentas de Business Intelligence (B.I.) na otimização da precificação e no acompanhamento dos preços da concorrência, destacando sua relevância para o mercado. Com a crescente digitalização e a intensa competitividade, as empresas necessitam de estratégias mais ágeis e baseadas em dados para ajustar seus preços em tempo real e manter a compe- titividade. As soluções de B.I. permitem a coleta, análise e visualização de grandes volumes de dados internos e externos, como preços de concorrentes, demanda do mercado e padrões de consumo, proporcionando decisões estra- tégicas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the role of Business Intelligence (B.I.) tools in optimizing pricing and monitoring competitors' prices, highlighting their relevance to the market. With increasing digitalization and intense competition, companies re- quire more agile, data-driven strategies to adjust prices in real time and main- tain competitiveness. B.I. solutions enable the collection, analysis, and visual- ization of large volumes of internal and external data, such as competitors' prices, market demand, and consumption patterns, providing strategic deci- sion-making.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher275pt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectPreçospt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleA Utilização de Ferramentas de Business Intelligence (B.I.) na Precificaçãopt_BR
dc.title.alternativehe Use of Business Intelligence (B.I.) Tools in Pricing: Analysis of Benefits and Challenges in the Current Competitive Environment.pt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeOutros...pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.