Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35415
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GERON, Luis Carlos | - |
dc.contributor.author | PIVETA JUNIOR, Emerson Tiago | - |
dc.contributor.other | GERON, Luis Carlos | - |
dc.contributor.other | GOMES, Márcia Aparecida | - |
dc.contributor.other | VENTURA JÚNIOR, Antônio Carlos Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-02T15:04:29Z | - |
dc.date.available | 2025-09-02T15:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-28 | - |
dc.identifier.citation | PIVETA JUNIOR, Emerson Tiago. Uso hidro eletropneumático para engate de dois transbordos TMA VTX 21000 e 21500. 2025. Relatório Técnico (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35415 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório técnico científico tem como objetivo analisar o funcionamento e a integração dos sistemas hidráulico, pneumático e elétrico nos veículos automotivos contemporâneos. Esses sistemas são fundamentais para o desempenho, segurança e conforto dos automóveis. A metodologia de pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e observação técnica em oficinas especializadas. Resultados obtidos desse estudo identificou as principais aplicações, vantagens e desafios relacionados à manutenção e evolução tecnológica desses sistemas. Conclui-se que a tendência atual é a crescente substituição de componentes hidráulicos e pneumáticos por sistemas elétricos, impulsionada pela busca por maior eficiência energética e menor impacto ambiente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aims to analyze the operation and integration of hydraulic, pneumatic, and electrical systems in contemporary automotive vehicles. These systems are essential for vehicle performance, safety, and comfort. The research was conducted through a literature review and technical observation in specialized workshops. The study identified the main applications, advantages, and challenges related to the maintenance and technological evolution of these systems. It is concluded that the current trend is the increasing replacement of hydraulic and pneumatic components with electrical systems, driven by the pursuit of greater energy efficiency and reduced environmental impact. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 176 | pt_BR |
dc.subject | Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Sistemas hidráulicos | pt_BR |
dc.subject | Sistemas elétricos | pt_BR |
dc.subject | Mecânica automotiva | pt_BR |
dc.subject.other | Controle e Processos Industriais | pt_BR |
dc.title | Uso hidro eletropneumático para engate de dois transbordos TMA VTX 21000 E 21500 | pt_BR |
dc.title.alternative | Hydro-electro-pneumatic use for coupling two TMA VTX 21000 and 21500 overflows | pt_BR |
dc.type | Relatório Técnico | pt_BR |
dcterms.type | - | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mecanica_2025_1_emerson_tiago_piveta_junior_uso_hidro_eletropneumatico.pdf Restricted Access | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.