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dc.contributor.advisorGERON, Luis Carlos-
dc.contributor.authorPIVETA JUNIOR, Emerson Tiago-
dc.contributor.otherGERON, Luis Carlos-
dc.contributor.otherGOMES, Márcia Aparecida-
dc.contributor.otherVENTURA JÚNIOR, Antônio Carlos Muniz-
dc.date.accessioned2025-09-02T15:04:29Z-
dc.date.available2025-09-02T15:04:29Z-
dc.date.issued2025-06-28-
dc.identifier.citationPIVETA JUNIOR, Emerson Tiago. Uso hidro eletropneumático para engate de dois transbordos TMA VTX 21000 e 21500. 2025. Relatório Técnico (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35415-
dc.description.abstractO presente relatório técnico científico tem como objetivo analisar o funcionamento e a integração dos sistemas hidráulico, pneumático e elétrico nos veículos automotivos contemporâneos. Esses sistemas são fundamentais para o desempenho, segurança e conforto dos automóveis. A metodologia de pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica e observação técnica em oficinas especializadas. Resultados obtidos desse estudo identificou as principais aplicações, vantagens e desafios relacionados à manutenção e evolução tecnológica desses sistemas. Conclui-se que a tendência atual é a crescente substituição de componentes hidráulicos e pneumáticos por sistemas elétricos, impulsionada pela busca por maior eficiência energética e menor impacto ambiente.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the operation and integration of hydraulic, pneumatic, and electrical systems in contemporary automotive vehicles. These systems are essential for vehicle performance, safety, and comfort. The research was conducted through a literature review and technical observation in specialized workshops. The study identified the main applications, advantages, and challenges related to the maintenance and technological evolution of these systems. It is concluded that the current trend is the increasing replacement of hydraulic and pneumatic components with electrical systems, driven by the pursuit of greater energy efficiency and reduced environmental impact.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher176pt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectSistemas hidráulicospt_BR
dc.subjectSistemas elétricospt_BR
dc.subjectMecânica automotivapt_BR
dc.subject.otherControle e Processos Industriaispt_BR
dc.titleUso hidro eletropneumático para engate de dois transbordos TMA VTX 21000 E 21500pt_BR
dc.title.alternativeHydro-electro-pneumatic use for coupling two TMA VTX 21000 and 21500 overflowspt_BR
dc.typeRelatório Técnicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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