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dc.contributor.advisorMORAIS, Roberto Ramos de-
dc.contributor.authorFLORO, Alan Luiz Santos-
dc.contributor.authorSANTOS, Caroline Alves dos-
dc.contributor.authorCAVALCANTE, Leticia Brito Torres-
dc.date.accessioned2025-08-26T17:31:22Z-
dc.date.available2025-08-26T17:31:22Z-
dc.date.issued2025-06-14-
dc.identifier.citationFLORO, Alan Luiz Santos; SANTOS, Caroline Alves dos; CAVALCANTE, Letícia Brito Torres. Simulação como ferramenta para melhoria contínua em Logística de distribuição, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Curso Superior de Tecnologia em Logística) Fatec Zona Leste, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35229-
dc.description.abstractEste artigo estuda a etapa de separação e envio de pedidos em uma distribuidora de autopeças de porte intermediário, utilizando simulação de eventos discretos para identificar oportunidades de melhorias. O estudo focou na etapa crítica de paletização de pedidos, onde lotes aguardavam em média 168,34 minutos para consolidação, gerando atrasos na expedição. Por meio do software Arena, simulou-se a redução do tamanho dos lotes de 10 para 5 pedidos, resultando em diminuição de 37% no tempo de espera (106,07 minutos). A metodologia incluiu coleta de dados históricos, modelagem do fluxo operacional e cinco replicações de 12 horas cada. Os resultados demonstraram que a intervenção permite a adoção de veículos menores, reduzindo custos operacionais em 18% e emissões de CO₂ em 12%, além de aumentar a flexibilidade para entregas urbanas. Conclui-se que ajustes pontuais, aliados à priorização dinâmica de recursos, são viáveis para melhorar a eficiência em sistemas equilibrados, embora requeiram políticas complementares para evitar comprometimento do estoque de itens comuns. O estudo reforça a simulação como ferramenta para tomada de decisões em logística, destacando a importância de customização para realidades de médio porte.pt_BR
dc.description.abstractThis article studies the picking and shipping process at a medium-sized automotive parts distributor, using discrete event simulation to identify opportunities for improvement. The study focused on the critical stage of palletizing orders, where batches waited an average of 168.34 minutes for consolidation, causing delays in dispatch. Using Arena software, a reduction in batch size from 10 to 5 orders was simulated, resulting in a 37% reduction in waiting time (106.07 minutes). The methodology included historical data collection, operational flow modeling and five replications of 12 hours each. The results showed that the intervention allowed for the adoption of smaller vehicles, reducing operating costs by 18% and CO₂ emissions by 12%, as well as increasing flexibility for urban deliveries. It is concluded that one-off adjustments, combined with dynamic prioritization of resources, are feasible to improve efficiency in balanced systems, although they require complementary policies to avoid compromising the stock of common items. The study reinforces simulation as a strategic tool for decision-making in logistics, highlighting the importance of customization for medium-sized realities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Logísticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher111pt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectLogística (armazenagem)pt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleSimulação como ferramenta para melhoria contínua em logistica de distribuiçãopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
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