Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35226Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | STRIITZEL, Kátia Mendes Striitzel | - |
| dc.contributor.advisor | SOUSA, Francalino Antônio | - |
| dc.contributor.author | SILVA, Daniel Macedo da | - |
| dc.contributor.author | FARIA, Lucas Dos Santos de | - |
| dc.contributor.author | COUTO, Mariana de Abreu Busnello | - |
| dc.contributor.author | SOUZA, Michele da Silva | - |
| dc.contributor.author | SOUZA, Nathan Andrade de | - |
| dc.contributor.author | ALVES, Ryan Rodrigues | - |
| dc.contributor.other | TAVARES, David Alexandre | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-26T17:25:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-26T17:25:53Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-09 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Daniel Macedo da, et al. Proxy Schools: segurança digital que educa e protege, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Redes de Computadores) - Etec Embu, Embu das Artes, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35226 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre a implementação do servidor Proxy nas escolas, visando a segurança da rede e a melhoria da produtividade no ambiente educacional. A pesquisa foi aplicada por meio de um levantamento bibliográfico, com a consulta a artigos acadêmicos, livros e documentos técnicos relacionados ao tema, além da realização de um estudo de campo, onde foram aplicados questionários a professores e outros profissionais da área educacional. Essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a viabilidade e os benefícios da implementação do Proxy como ferramenta para controlar o acesso à internet e proteger os dados na rede escolar. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível mostrar que a utilização do Proxy contribui para a segurança da rede escolar, bloqueando conteúdos inadequados e evitando o acesso a sites maliciosos, além de otimizar o desempenho da rede por meio da memória cache. Para o embasamento teórico, se utilizou uma vasta gama de autores que discutem a segurança digital e a aplicação de tecnologias no ambiente educacional, incluindo estudos sobre monitoramento, proteção de dados e gestão de redes. Os métodos utilizados na pesquisa foram exploratório, explicativo, descritivo e quantitativo, já que a pesquisa incluiu levantamento de dados a partir de um questionário. Por fim, a pesquisa constatou que a implementação de um servidor Proxy, junto com o uso de ferramentas de monitoramento, como o Veyon, pode melhorar a segurança e a eficiência do ambiente digital escolar, promovendo um espaço mais controlado e seguro para o ensino e aprendizado. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This research is a study on the implementation of the Proxy server in schools, aiming at network security and improved productivity in the educational environment. The research was conducted through a bibliographic review, consulting academic articles, books, and technical documents related to the topic, as well as a field study in which questionnaires were applied to teachers and other professionals in the educational field. The main objective of this research is to analyze the feasibility and benefits of implementing the Proxy as a tool to control internet access and protect data on the school network. According to the bibliographic study developed, it is possible to demonstrate that the use of Proxy contributes to the security of the school network by blocking inappropriate content and preventing access to malicious websites, in addition to optimizing network performance through cache memory. For the theoretical foundation, a wide range of authors was used, discussing digital security and the application of technologies in the educational environment, including studies on monitoring, data protection, and network management. The methods used in the research were exploratory, explanatory, descriptive, and quantitative, as the study included data collection through a questionnaire. Finally, the research concluded that the implementation of a Proxy server, together with the use of monitoring tools such as Veyon, can improve the security and efficiency of the school’s digital environment, promoting a more controlled and safer space for teaching and learning. | en |
| dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Redes de Computadores | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | 241 | pt_BR |
| dc.subject | Servidores de rede | pt_BR |
| dc.subject | Segurança à navegação | pt_BR |
| dc.subject | Segurança de redes | pt_BR |
| dc.subject | proteção (Dados) | pt_BR |
| dc.subject.other | Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | Proxy Schools: segurança digital que educa e protege | pt_BR |
| dc.type | Monografia | pt_BR |
| dcterms.type | - | pt_BR |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Tecnico_em_Redes_de_Computadores_2025_1_Daniel_Macedo_Da_Silva_PROXY_SCHOOLS.pdf | 1.09 MB | Unknown | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.