Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35217
Título: Banco comunitário em Capão Redondo: uma alternativa viável frente os desafios econômicos e sociais
Título(s) alternativo(s): Community bank in Capão Redondo: a viable alternative to economic and social challenges
Autor(es): SANTOS, Adriana Vieira Rocha Santos
MARQUES, Eliquezia Tayiz Lima Marques
OREMADE, Stephany Tokumbo Olawale Paulino Ogunsi Oremade
Orientador(es): GANDOLFI, Marcus Vinícius Cavalcanti
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Finanças;Moeda (economia);Economia;Comunidade urbana
Data do documento: 25-Jun-2025
Editor: 002 – Fatec São Paulo (Bom Retiro – São Paulo)
Referência Bibliográfica: SANTOS, Adriana Vieira Rocha Santos; MARQUES, Eliquezia Tayiz Lima Marques; OREMADE, Stephany Tokumbo Olawale Paulino Ogunsi Oremade. Banco comunitário em Capão Redondo: uma alternativa viável frente os desafios econômicos e sociais, 2025. Trabalho de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial - Graduação Tecnológica à Distância) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2025.
Resumo: Resumo: Em um contexto de crescentes desigualdades socioeconômicas e exclusão financeira, o desenvolvimento socioeconômico tornou se um dos principais desafios enfrentados por diversas regiões no Brasil, especialmente na região Sudeste. Em meio a prob lemas como desigualdade econômica e falta de oportunidades para pequenos empreendedores e comunidades de baixa renda em Capão Redondo, os bancos comunitários emergem como uma alternativa viável para fortalecer a economia local por meio da economia colaborativa. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância dos bancos comunitários e das moedas sociais como alternativas para promover o desenvolvimento socioeconômico em regiões periféricas e carentes de instituições financeiras regulares. A pesquisa t em como objetivo evidenciar a relação entre a expansão dos bancos comunitários, a concessão de crédito e a produção de baixa renda para reduzir a pobreza e gerar novos empregos, influenciando a economia solidária. Destacando principalmente a importância de instrumentos que facilitem a operacionalização da economia solidária, como linhas de créditos específicas e o fortalecimento das finanças solidárias para acesso ao crédito produtivo. Os bancos comunitários são vistos como fundamentais para contribuir na redução das desigualdades econômicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a inclusão financeira de populações marginalizadas e a autonomia das comunidades. As moedas sociais são apontadas como uma estratégia eficaz para promover o desenvolvimento local, criando um circuito econômico interno e evitando a fuga de capital para grandes corporações. Em resumo, os bancos comunitários e as moedas sociais surgem como resposta aos desafios econômicos e sociais contemporâneos, visando promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35217
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.