Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35209
Título: Avaliação dos efeitos da terapia fototérmica com LED 660 NM utilizando nanotubos de carbono funcionalizados no microambiente tumoral
Autor(es): MOURA, Keren Andréia Santos de
Orientador(es): OLIVEIRA, Elaine Conceição de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Melanoma;Nanotubos de carbono
Data do documento: Jun-2025
Editor: 003
Referência Bibliográfica: MOURA, Keren Andréia Santos de. Avaliação dos efeitos da terapia fototérmica com LED 660 NM utilizando nanotubos de carbono funcionalizados no microambiente tumoral. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Sistemas Biomédicos) - Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2025.
Resumo: O microambiente tumoral (MT) desempenha papel crucial na progressão do câncer, onde células tumorais podem recrutar células do sistema imune e células como fibroblastos para auxiliar na progressão tumoral. Técnicas de cultivo celular tridimensional (3D) e o uso de nanotecnologia vêm sendo exploradas para melhor compreensão das interações tumorais e desenvolvimento de novas terapias. Este trabalho avaliou os efeitos da terapia fototérmica (TFT) utilizando LED de 660 nm em combinação com nanotubos de carbono de paredes múltiplas funcionalizados (NTC-F) por deposição de vapor aprimorada por plasma (PECVD), em culturas celulares 2D e 3D. Foram utilizadas linhagens murinas de melanoma (B16F10), fibroblasto (L929) e macrófago (J774). A análise da internalização dos NTC-F foi confirmada por microscopia confocal e citometria de fluxo, demonstrando melhor dispersão e penetração celular em comparação aos NTC não funcionalizados. A cultura 3D permitiu a formação de esferoides representativos do MT, com alterações morfológicas e de viabilidade após os tratamentos. A TFT com NTC-F promoveu efeitos citotóxicos nas células tumorais e fibroblastos com impacto também sobre os macrófagos, cuja resposta ao tratamento revelou aumento na expressão de genes pró-inflamatórios. Os dados obtidos reforçam o potencial terapêutico dos NTC-F associados à TFT como estratégia para o combate ao melanoma e destacam a relevância de modelos 3D na avaliação pré-clínica de novas abordagens terapêuticas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35209
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.